Translate

11 novembro 2013

História da Contabilidade III Conferencia Interamericana de Contabilidade

Em 1954 a cidade de São Paulo estava completando 400 anos de existência. Para comemorar esta data foi instituída a Comissão do IV Centenário de São Paulo. Um dos eventos apoiados por esta comissão foi a III Conferência Interamericana de Contabilidade.

Ao longo dos anos de 1950 tivemos no Brasil diversos congressos importantes: a conferência dos secretários de fazenda, que se realizava com bastante frequência desde a década de 1930, geralmente na praia, digo no Rio de Janeiro, durante vários dias; os congressos brasileiros de contabilidade; e o III Conferência Continental de Bolsas de Valores, realizado em Petrópolis, onde se discutiu, pela primeira vez no Brasil, a harmonização das normas de contabilidade com empresas de outros países (1). Hoje iremos falar sobre o primeiro evento de contabilidade internacional que aconteceu no nosso país (2).

As duas primeiras conferências foram realizadas em Porto Rico e México. A presidência da comissão organizadora era de José da Costa Boucinhas, sendo que a comissão de teses e de comunicações era presidida por Francisco D´Auria (3).

Os trabalhos apresentados, denominados de teses, deveriam ter no máximo 20 páginas datilografas, em português, inglês ou espanhol, sobre os seguintes temas: prática profissional, ensino de contabilidade, auditoria interna e externa e organização profissional. Como era comum na época, o trabalho deveria ter uma conclusão que representaria a recomendação da conferência. Além das teses, existiam também as comunicações técnicas com os seguintes assuntos: conceituação científica da contabilidade; uniformização dos planos de contabilidade no ambito nacional e internacional (4); repercussão dos encargos da legislação fiscal e trabalhista sobre os custos de produção; a contabilidade em face das variações do poder aquisitivo das moedas (5); custos industriais, a atuação do contador e processos de apuração; e aplicação da contabilidade nos vários ramos de atividade. (6)

Fonte: Estado de S Paulo, 17 de novembro de 1954, ed. 24396, p. 14.

Em setembro já existia a notícia da participação de 200 delegados estrangeiros. E existiam trabalhos encaminhados da Argentina, Bolívia, Canadá, Costa Risca, Estados Unidos, Honduras, México e Uruguai (7). Em outubro o número de países aumenta, incluindo Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana,  e Venezuela. Na delegação dos Estados Unidos constava o nome de Arthur Foye e Maurice Stans, ambos do Accounting Hall of Fame (8), Louis Goldenberg, autor de monografia 7 da AAA,  Maurice Pelaubet, pesquisador e defensor do UEPS (10) e David Himmelblau (11) (12).

Em razão dos temas discutidos e da presença de pesquisadores de renome no nosso país, a III Conferência poderá ser considerada um marco na história da nossa contabilidade, apesar da pouca repercussão na imprensa (13).

Referências
(2) Estamos considerando que a Conferência Continental não se tratava exclusivamente de contabilidade.
(3) Conforme Estado de S Paulo, 21 de janeiro de 1954, ed. 24141, p. 8.
(4) Ou seja, padronização.
(5) Isto prova que a discussão sobre inflação e contabilidade é muito mais antiga que imaginávamos. Apesar de ser uma conferência internacional, a existência deste tópico no rol das comunicações técnicas representa um avanço. Mas já existia, na época, publicação sobre este tema.
(6) Conforme Estado de S. Paulo, 14 de julho de 1954, ed. 24289, p. 11
(7) Estado de S. Paulo, 26 de setembro de 1954, ed. 24353, p. 21.
(8) Conforme CHATFIELD, Michael; VANGERMEERSCH, Richard. The History of Accounting, New York, Garland, p. 10. O segundo foi eleito o presidente da delegação, tendo falado na sessão inaugural. Conforme Estado de S Paulo, 16 de novembro de 1954, ed. 24395, p. 14.
(9) Conforme CHATFIELD, Michael; VANGERMEERSCH, Richard. The History of Accounting, New York, Garland, p. 134
(10) CHATFIELD, Michael; VANGERMEERSCH, Richard. The History of Accounting, New York, Garland, p. 347.
(11) Professor da Northwest University e autor de diversos livros. Estado de S Paulo, 11 de novembro de 1954, ed. 24.391, p. 15.
(12) Estes nomes foram citados em Estado de S. Paulo, 7 de outubro de 1954, ed. 24362, p. 14
(13) Basicamente somente o Estado de S. Paulo apresentou uma cobertura mais profunda ao evento. Algumas notícias apareceram no Diário de Notícias, no Correio da Manhã, na Imprensa Popular e no Jornal do Brasil. Outro aspecto interessante é a ausência de imagens do evento: fiz uma pesquisa no Google Imagens e não encontrei nenhum resultado. Nos jornais pesquisados, a única fotografia foi a postada aqui. Assim, a Conferência foi menos divulgada do que o I Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado nos anos vinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário