Translate

10 agosto 2013

Fato da Semana

Fato: Os efeitos práticos do CPC 38

Qual a relevância disto? Como sabemos, o Brasil optou por adotar as normas internacionais de contabilidade, que são mais flexíveis. Esta flexibilidade é decorrente da própria dificuldade que a entidade reguladora, o Iasb, tem em contemplar os diferentes interesses de mais de cem países do mundo que usam suas regras. Assim, em muitos casos, o Iasb permite que mais de uma alternativa seja adotada.

Ao adotar as normas internacionais de contabilidade, pelo menos parcialmente, o nosso País trouxe parte desta flexibilidade para as nossas demonstrações contábeis. Especificamente, o CPC 38 trata da contabilidade de hedge no Brasil e permitiu um tratamento alternativo para a questão cambial.

Diversas empresas estão aproveitando desta alternativa para gerenciar seus resultados. Nesta semana, duas se destacaram: a Braskem e a Petrobras. Ambas optaram por alternativas que melhoravam seu resultado.

Positivo ou Negativo? - Apesar das empresas estarem dentro das normas, sempre fica a impressão negativa, de manipulação contábil. Para contabilidade, isto não é muito bom.

Desdobramentos – Mais empresas podem adotar estes procedimentos e a punição seria do mercado, com uma redução no preço das ações. Será que isto irá ocorrer? Quando a norma, fica tudo como está no longo prazo.

Outros candidatos ao fato da semana: discutiu-se muito os efeitos do Banco Rural, mas o anúncio da liquidação ocorreu na sexta-feira passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário