Translate

23 setembro 2011

De médico e louco... todo mundo tem um pouco

Como já conversamos anteriormente, manter a saúde é essencial para que você seja um bom estudante e aproveite todo o seu potencial. Nada pior que fazer uma prova de contabilidade avançada com uma gripe a tiracolo, né!? (Ok, existem coisas muito piores. Muitas. Mas vamos ao menos tentar evitar a dupla exaustão x prova né!).

Então... Algumas dicas!

- Faça exercício. 15 minutos, três vezes por semana já te tornam uma pessoa ativa. (Pois é, se você não está nesse nível é considerado S-E-D-E-N-T-Á-R-I-O!!!). Vamos lá! Nem que seja uma caminhada em passos rápidos pelo Campus! Na UnB, por exemplo, atravesse o do ICC sul ao norte no intervalo das aulas, ou suba e desça as escadas com cuidado por alguns minutos. (Você pode fazer um mini circuito pela faculdade para que as pessoas não se assustem ao te ver subir e descer a mesma escada 10 vezes seguidas). Se o tempo permitir, escolha atividades que te deem prazer, como aulas de dança, yoga, boxe ou remo. Você pode conseguir mais informações sobre programas para o público no departamento de educação física da sua universidade. Com isso você melhora a oxigenação do seu cérebro, ganha mais resistência física e rende mais nos estudos. It’s a win-win situation!

(Eu, por exemplo, descobri que há dança na UnB porque eu tinha aula na hora do almoço enquanto o pessoal dançava forró na sala ao lado. Essa fase foi supimpa! Humpf!).

- Tome pequenos goles de água, de 15 em 15 minutos;

- Coma pequenas porções, preferencialmente de 3 em 3 horas. Alimentação é tudo!

- Crie o hábito de utilizar spray de mel e própolis ou comer aquelas balinhas de gengibre – excelentes para quem tem que falar muito;

- Escove os dentes o máximo possível e use fio dental ao menos uma vez por dia (você previne o risco de doenças periodontais e cardíacas, segundo alguns estudos); (Você também fica se perguntando qual a metodologia utilizada nesses estudos? O tamanho da amostra? A qualificação dos pesquisadores? O possível [e provável] viés acrescentado pela mídia? Nossa! Fui estragada pra sempre!).

- Relembrando um trecho da postagem disponível aqui, tenha uma vida saudável: O lobo frontal do seu cérebro pode reagir negativamente a um estilo de vida prejudicial. Portanto, durma bem, pratique exercícios, beba muita água, se alimente de forma saudável, tome banhos de sol.

- Tome complexos vitamínicos. Isso não evitará que você fique doente, mas com certeza te deixará mais fortinho. Indico, ainda, (de médico e louco, todo mundo tem um pouco – mas calma, a minha mãe é médica. Estou indicando com o aval dela. Ou quase isso. Tipo... se eu perguntar ela irá deixar, então...!!!):

--> grávidas e pessoas com algum problema mais sério, favor visitar seu médico antes de seguir os conselhos dessa contadora! Aliás, se todo mundo perguntar a seu médico antes de comprar, supimpa. Utilizem isso apenas como dica (“Sabe o que é doutor, eu li num blog de contabilidade que ginkgo biloba é Ó-T-I-M-O para quem tem labirintite”. Ele vai amar o seu interesse em ajudá-lo a te tratar com essa pesquisa prévia super embasada.). <--


• Ginseng: é a erva mais estudada no mundo para que se melhore o desempenho físico do ser humano. É conhecida por ser um estimulante imunológico e mental, protetor do coração e alivia o estresse.

• Ginkgo Biloba: Essa planta começou a chamar a atenção dos pesquisadores por ter sobrevivido à radiação de Hiroshima (olha que fera!). Posteriormente descobriu-se que suas folhas ajudam a melhorar a oxigenação cerebral. Dizem que também há melhoria da concentração e protege contra os danos dos radicais livres devido à sua função antioxidante.

-Por fim: Divirta-se. Sempre haverá algo a ser feito, um artigo a ser lido, um paper a ser encerrado. Mas se você não tirar ao menos uma tarde de domingo para curtir a sua família, meia hora por dia para ler o nosso blog, ou alguns minutos para fazer alguns exercícios de alongamento, com o passar do tempo será impossível haver equilíbrio em sua vida. (“É preciso ter força para rir, relaxar e ser leve”).

Os prazos são curtos, certas vezes é impossível ler o material em tempo hábil, você está em um ambiente com pessoas mais experientes, o que talvez (ou inevitávelmente) fará com que, vez ou outra, colegas se destaquem mais que você... Mas isso não importa tanto quando se vive em equilíbrio. Não faça as coisas por obrigação. Não seja um mártir. Você está aí porque em algum momento julgou ser importante para a sua vida, julgou ser uma atividade que te agregará boas vivências e conhecimentos. Então, tente sorrir frente ao abismo, tente meditar por alguns minutos para encontrar a sua paz interior e, a partir daí, enfrente os seus desafios com a magnificência de um guerreiro.

O mestrado me foi importante em tantos aspectos que valeria um livro (não necessariamente um Best Seller. Talvez entre a minha família! Que é grande e com uma avó mandona! Hauhauhau Também tenho um tio e um irmão que são professores. Olha a influência! Todos teriam que comprar. Vou dominar o mundo! Brincs!). Enfim, voltando ao foco: a Flávia Carvalho, amiga sábia de mestrado, tem um ditado muito bom: enfrentemos um leão por dia. Enfrente o de hoje, parabenize-se pelas vitórias do dia (nunca, jamais se menospreze) e pronto. Amanhã... Quanto ao leão de amanhã... deixe-o para o leitor-do-fututo. Deixe-o para o seu eu de amanhã. E viva em seu equilíbrio, matando um leãozinho por dia.

P.S. – Eu realmente avisei à minha mãe da postagem. Ela super apoiou. As exatas palavras dela, enquanto eu procurava o frasco do ginkgo biloba e explicava a postagem, foram: “ahham”. E isso é a mesma coisa que “vai fundo minha filha, ajuda o pessoal a ficar melhor! Posta as dicas lá!” Não é!?

Foto: tirada por mim com uma Canon T3i. Para ver em alta resolução, basta clicar na foto.
Por Isabel Sales .

6 comentários:

  1. Comentário meio sem noção, mas contadora lendo Guia politicamente incorreto da história do Brasil rsrsrsrs?

    ResponderExcluir
  2. =) Você só viu uma estante. Nem queira ver as outras!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vou fazer uma campanha pra você, Anônimo, e pro Anônimo de outro dia, passarem a ser Conhecidos! =) Pode comentar com o próprio nome! (Se forem meus alunos e o comentário não for excelente, o único problema será a prova que aplicarei no dia seguinte. Trancs.)! Risos. Sério pessoal, participe com a gente!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh! (Hoje eu estou tagarela) e a foto que o Anônimo viu com o livro de história foi excluída porque o layout e a visualização final não me agradaram. Depois eu posto os meus livros pra vocês criticarem (ou se divertirem)!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!! Meu único exercício físico é quando paro de estudar e vou à Faculdade onde trabalho... subindo e descendo escadas. kkk. Os complementos, realmente, são muito bons. Mas o que me salva mesmo é o pó de guaraná. kkk

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Felipe! E subir escadas é uma boa. Ajuda um pouco!!! o/

    ResponderExcluir