Translate

13 fevereiro 2024

Ameaça de processo por divulgar informações públicas

A notícia é uma decepção:

A localização dos aviões é informações públicas fornecidas pelo governo, um resultado inevitável das considerações sobre a segurança em jogo. As pessoas ricas odeiam isso porque significa que o público sabe quando seus jatos particulares estão no ar, queimando carbono e levando-os (ou seus amigos ou clientes) para lugares interessantes. Elon Musk se fez de bobo tentando se livrar desses dados censurando, e o mais recente a divulgar sua existência é Taylor Swift, que ameaçou processar o mesmo cara (que divulga estas informações).


Um advogado de Swift enviou uma carta de cessação e desistência ao estudante da Universidade da Flórida Central, Jack Sweeney, em dezembro, de acordo com The Washington Post. A carta que Sweeney compartilhou com o jornal diz que as contas de mídia social de Sweeney causam "danos diretos e irreparáveis, além de sofrimento emocional e físico". Ela diz que, a menos que Sweeney pare o "comportamento perseguidor e assediante", o artista "não terá escolha a não ser buscar todos e quaisquer remédios legais." 

"Eu acho importante notar que não onde pretendo prejudicar. Na verdade, acho que Swift tem boas músicas. Acredito em transparência e informação pública ", escreveu Sweeney em um e-mail para The Verge.

Você já deve saber que Swift está no topo da lista de jatos na queima de carbono. E agora você sabe que pode rastrear seu jato especificamente.

Você pode imaginar ser o advogado que tem que contar a uma celebridade "se você ameaça há uma chance muito pequena de que funcione e uma probabilidade esmagadora de que apenas a divulgue mais?" Aposto que advogados de celebridades contam com isso. 

Ao final do texto, o efeito Streisand, em homenagem a Barbra Streisand. O Efeito Streisand é um fenômeno que ocorre quando uma tentativa de ocultar, remover ou censurar uma informação acaba resultando em sua maior divulgação pública do que teria acontecido originalmente. O termo deriva de um incidente em 2003, quando a cantora Barbra Streisand processou um fotógrafo por incluir uma foto aérea de sua casa ao falar da erosão costeira na Califórnia. O processo acabou gerando uma enorme atenção para a foto e para a questão da liberdade de expressão na internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário