Translate

01 janeiro 2024

Moda passou?

Um número recorde de fundos de investimento ambiental, social e de governança (ESG) foi encerrado até agora em 2023 — com o JP Morgan se tornando o mais recente gestor de fundos a anunciar o fechamento de dois desses fundos — à medida que os investidores continuam a se afastar de investimentos sustentáveis.


Comparado aos dias agitados de 2021, quando os investidores despejavam dezenas de bilhões a cada trimestre em fundos que abordavam questões como energia limpa e emissões, o interesse em investimentos sustentáveis diminuiu. De fato, segundo dados do Morningstar Direct via WSJ, os investidores retiraram mais de US$ 14 bilhões de fundos sustentáveis desde o final de 2022.

Greenwashing

É fácil entender por que o investimento sustentável acumulou tanto impulso nos últimos anos, explorando a premissa fundamental de que os investidores poderiam ganhar dinheiro enquanto faziam algo bom para o mundo.

As críticas ao investimento sustentável, que vão desde chamá-lo de "greenwashing" até "capitalismo consciente", não são novas. No entanto, uma maior escrutínio sobre medidas ambientais vagas, aliado ao aumento das taxas de juros afetando duramente a energia limpa e outros setores sustentáveis, diminuiu a demanda, à medida que as menções a ESG em teleconferências de resultados atingiram uma baixa de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário