Translate

02 agosto 2023

Imposto mínimo global terá implicações significativas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) emitiu recentemente novas orientações sobre o imposto mínimo global de 15%, o que tem grandes implicações para empresas multinacionais. As orientações estendem o prazo de 2025 para 2026 para que os países estrangeiros possam impor impostos adicionais às empresas que pagam menos de 15% de imposto de renda no país de origem. 


Tudo parece fácil, mas não é, já que várias questões ainda permanecem sem resposta, e há oposição significativa ao imposto mínimo global por parte dos republicanos, nos Estados Unidos, além da oposição "quase" silenciosa de grandes corporações.  O GMT (Global Minimum Tax) tem sido difícil de implementar em vários países devido a diferenças na definição de receita, impostos e outras questões. O tema promete ser um ponto de grande controvérsia durante um ano eleitoral especialmente conturbado.

Além disto, pode trazer dor de cabeça para a entidade internacional que poderia ajudar a solucionar as questões teóricas sobre o tema: a Fundação IFRS. 

Foto: Unsplash+

Nenhum comentário:

Postar um comentário