Translate

20 julho 2021

Economia e sua medida imperfeita


Qual a razão dos restaurantes estarem abertos, mas as bibliotecas não? Tim Harford responde que o PIB pode explicar:

Restaurantes, sendo uma empresa comercial na qual o dinheiro muda de mãos, contribuem diretamente para o PIB. As outras atividades não. A reabertura total de todas as mesas de uma biblioteca aumentaria, em princípio, o valor dos serviços educacionais produzidos, mas é improvável que essa mudança se registre em nossas contas nacionais. 

(...) Em todo o Reino Unido, as pessoas estão respondendo a incentivos. Para um restaurante, a reabertura é uma questão de sobrevivência e (o atualmente modestos) os riscos do Covid-19 serão tolerados. Por outro lado, a escola local não depende da renda de clubes de natação amadores. As bibliotecas Bodleian da universidade de Oxford, com mais de quatro séculos de idade, não correm perigo iminente se não puderem aumentar a capacidade amanhã. 

(...) Embora algumas das melhores coisas da vida sejam gratuitas, dificilmente deve ser uma surpresa que as pessoas possam ser cautelosas ao acomodar um esforço voluntário enquanto movem montanhas quando seus próprios empregos estão em risco. (...)

Podemos dizer o mesmo do ativo tangível de uma empresa e o seu intangível? 

Foto: Kyle Ryan

Nenhum comentário:

Postar um comentário