Translate

16 agosto 2019

GE e postagens recentes do Blog

A General Electric tem sido notícia ruim há algum tempo. Em abril de 2018, a empresa anunciou que republicaria suas demonstrações contábeis em razão do padrão de reconhecimento da receita. Em fevereiro de 2018 publicamos a seguinte postagem:

Este blog fez uma análise da empresa da seguinte forma: se retirar o goodwill do ativo, o PL da empresa ficaria em 40 bilhões, negativo. O gráfico do preço das ações da empresa mostra, a partir de 2008, um crescimento até 2016, quando o preço começa a cair. Mas o preço da ação não garante que a empresa pode falir.

Usando este sítio obtive o Altman Z-Score. Este índice mede a chance de falência da empresa a partir de indicadores calculados por Altman. É uma medida controversa, mas muito usada na prática. O Z-Score da GE é de 1,41, estando na “distress zones”. Ou seja, há um risco efetivo de falência da empresa. Entre as empresas concorrentes, a GE é aquela que possui menor Z-Score, ou seja, com mais chances de falência.

Em maio, em uma postagem sobre a continuidade da KPMG continuar auditando a GE, ousamos falar na “possibilidade de falência” da empresa. Sobre a auditoria, um grupo de acionistas questionava a lealdade da empresa (ou da auditoria), com mais de cem anos analisando as contas da empresa. Na ocasião,

65% dos acionistas votaram pela continuidade da KPMG como auditor da GE. Parece significativo, mas não é. Este é um assunto mais técnico, que não interfere diretamente no bolso do acionista. Assim, a existência de 35% de descontentes pode ser algo notável nesta votação.

Em junho, a empresa saiu do Dow Jones. Ela participava do índice desde 1896 e há 15 anos era a empresa de maior valor de mercado. A empresa era o “único membro fundador” do índice que ainda fazia parte da carteira. A crise provocou uma redução nos dividendos, para 1 centavo. A própria empresa anunciou que estava investigando a sua contabilidade.

Em novembro, postamos https://www.contabilidade-financeira.com/2018/11/ge.html que a crise

[As notícias sobre a General Electric] levantaram uma debate sobre a capacidade de sobrevivência da empresa a médio prazo. A empresa parece ter optado por um plano de enxugamento, vendendo algumas unidades. Típico de uma empresa em crise.

Na postagem, repercutimos Damodaran:

As notícias sobre a General Electric levantaram uma debate sobre a capacidade de sobrevivência da empresa a médio prazo. A empresa parece ter optado por um plano de enxugamento, vendendo algumas unidades. Típico de uma empresa em crise.

No final do ano, surge a notícia que o governo estaria investigando a GE. A divulgação dos resultados em janeiro de 2019 O título era: “GE em recuperação?” Observem a dúvida do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário