Translate

19 agosto 2017

Fato da Semana: Desemprego

Fato: Desemprego no setor contábil

Data: 15 de agosto

Contextualização - O Blog Contabilidade Financeira consolida os números do mercado de trabalho formal do setor contábil, a partir das informações do Caged. Desde que começamos a fazer este acompanhamento, os resultados que medem a relação entre demitidos e admitidos acompanham os números da economia.

Nos últimos meses isto não está ocorrendo. Enquanto na economia o resultado é positivo, ou seja, o número de admitidos é maior que o dos demitidos, o inverso ocorreu no setor contábil. Para uma área que "não existia desemprego" e "sempre haverá espaço para quem quiser trabalhar com contabilidade" os números mostram uma situação preocupante.

Relevância - Desde 2014 somente três meses o número de admitidos foi superior ao de demitidos. A princípio, não é possível afirmar se o comportamento é estrutural ou não.

Notícia boa para contabilidade? Não. O descolamento do comportamento da economia é preocupante, pois pode revelar uma mudança estrutural no setor, com menor número de vagas nos próximos anos.

Desdobramentos - Pelos números dos anos anteriores, a recuperação só deverá ocorrer no último trimestre do ano, talvez em novembro.

Mas a semana só teve isto? Mais divulgação de balanços e também a não divulgação da CSN.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Na internet. O MTb disponibiliza tabelas e análise sobre o assunto. Os dados apresentados aqui foram customizados pelo blog.

      Excluir