Translate

06 agosto 2017

Fato da Semana: Neymar

Fato da Semana: Neymar

Data: 2 de agosto de 2017

Contextualização - No início da semana o Barcelona FC anunciou a saída do jogador Neymar do clube. O novo clube do jogador, o Paris Saint-Germain pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros, o que faz com que a transação seja a mais cara da história.

Qual a relação com a contabilidade? Em primeiro lugar, existia uma regra simples de fair-play financeiro. Regras simples são feitas para serem burladas. Esta era uma regra baseada em valores financeiros. O clube francês repassou dinheiro para o jogador pagar a multa. Em segundo lugar, a movimentação financeira tem uma razão política: o governo do Catar pretende manter a sua Copa, conquistada de forma duvidosa, investindo num garoto propaganda para seu torneio. Em terceiro, existe uma razão tributária, já que Neymar estava sendo investigado pelo fisco espanhol. Recomendo o texto de Assis Moreira, Catar dribla regra da Uefa e Neymar paga para sair do Barcelona, do Valor Econômico de 4 de agosto.

Relevância - O futebol é a nossa paixão. Mas também é um esporte com sérios problemas de corrupção e sujeira. Em todo o mundo. Recomendamos a leitura do livro de Jamil Chade sobre a Fifa para uma visão dos problemas éticos do esporte (Política, Propina e Futebol).

Os valores envolvidos também são expressivos: é a maior negociação, em termos nominais, do futebol. Uma grande parte do dinheiro irá para o Santos, time que revelou o jogador.

Desdobramentos - Haverá discussões sobre o fair-play financeiro, mas provavelmente nada será feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário