Translate

29 maio 2017

Originalidade e Cópia em Notícias

No tempo do Crtl C Crlt V, produzir uma matéria nova ou um texto original é muito dispendioso. Talvez por isto, seja tão difícil manter um blog ou escrever um livro ou um artigo. Isto inclui notícias.

Uma pesquisa realizada na França, com dados de 2013, mostrou como a questão da cópia e da originalidade também é um problema na produção de notícias online. Usando dados de jornais, televisão, rádio, mídia online e agência de notícias, três pesquisadores desenvolveram um algoritmo de detecção de eventos, identificando o momento que a notícia surgiu. Depois, verificaram a propagação. Naquele ano, um quarto das notícias eram reproduzidas on-line em menos de 4 minutos, graças a cópia literal. Somente 33% do conteúdo online é original. Se por um lado existe um impacto negativo no incentivo à busca por notícias, há um efeito na reputação: afinal o conteúdo original é responsável por 58% do consumo de notícias on-line.

Isto é um aspecto interessante: a reputação parece resolver, em parte, a questão da violação de direitos autorais. Por exemplo: se existe um endereço na internet que simplesmente cópia as notícias de um jornal, a sua reputação não será das melhores.

Vide artigo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário