Translate

30 julho 2016

Fato da Semana: Controles Internos

Fato: Controles Internos nas Empresas

Data: Final de julho de 2016

Fonte: Diversos

Precedentes : Diversas empresas com atuação no Brasil divulgaram notícias relacionadas a problemas de controle interno. A Cnova informou a mensuração das perdas com a falta de controle interno nos estoques. Na Telefônica os problemas estão relacionados com pagamentos indevidos a funcionários e parentes na área de marketing. Na Latam a questão é o suborno de funcionário na Argentina. Isto sem falar na Petrobras na Oi, na ...

Notícia boa para contabilidade?
Como na maioria dos casos o problema está relacionado com o descuido das empresas com os controles internos, podemos considerar que seja um boa notícia. Este tipo de notícia tende a valorizar os instrumentos de controle interno.

Desdobramentos
Os problemas relatados sempre existiram. As empresas que sofreram com o fato devem melhorar seus controles. As demais, provavelmente, somente considerarão relevante estes controles quando sofrerem com sua ausência.

Mas a semana só teve isto?
Não. Foi tão interessante que reunimos aqui vários "fatos". Além disto, a notícia sobre a relevância da contabilidade, os problemas estruturais na questão do desemprego e os efeitos da crise no balanço poderiam ser destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário