Translate

27 julho 2016

Exercícios físicos ajudam a memorizar melhor a matéria estudada

O curso "Aprendendo a Aprender"  do Coursera me deixou ótimas impressões. Um dos aspectos que eles destacam é a importância da atividade física. Dormir e se exercitar são processos importantes para a criação de novos neurônios.

Li hoje no Brasil Post uma reportagem sobre um estudo que concluiu que o melhor momento para se exercitar é 4h após o fim dos seus estudos. A diferença não é gritante, há uma melhora de cerca de 10% da sua capacidade. Todavia, dependendo dos seus propósitos, ter 10% de vantagem sobre o concorrente é valioso. Difícil é colocar a sugestão em prática, especialmente para quem estuda à noite.

[...] Para produzir os efeitos de melhora da memória, provavelmente é preciso fazer exercício físico de alta intensidade. [...] serão necessários mais estudos para definir o tempo melhor de espera em humanos (entre o estudo e a prática do exercício físico).
Em outras palavras, é possível que quatro horas não seja o tempo de espera ideal. Pesquisas futuras podem nos ajudar a obter uma resposta mais precisa.”

Ainda:
O efeito positivo sobre a memória foi modesto, mas a descoberta traz evidências iniciais de que o exercício físico, feito no prazo correto, pode melhorar a retenção de memórias, dizem os pesquisadores. [...]
As informações recentemente aprendidas geram traços de memória no cérebro; esses traços podem se deteriorar ou podem ser consolidados com a memória de longo prazo.
Estudos recentes mostram que o exercício físico gera um aumento grande na liberação de determinados neurotransmissores, como dopamina e noradrenalina, que provavelmente são cruciais para a consolidação das memórias. 
Os pesquisadores especulam que talvez seja essa razão por que malhar ajudou os participantes do estudo a reter informações. 
“Essas proteínas ajudam a estabilizar os novos traços de memória, que, de outro modo, seriam perdidos”, disse ao Huffington Post em e-mail o Dr. Guillen Fernandez, professor de neurociência cognitiva no Centro Médico da Universidade Radboud.
“O exercício físico está no início desta sequência, porque é acompanhado pela liberação de dopamina e norepinefrina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário