Translate

11 fevereiro 2016

Biquínis e Bolsas: O indicador Sports Illustrated Swimsuit

Há uma reportagem antiga mas interessante na Of Wealth com Eric Fry, na qual ele discorre sobre o índice da Sports Illustrated criado por ele. Antes de passar a palavra a Fry, o editor Marco Polo ressaltou que os seres humanos são animais que buscam padrões. É parte crucial de nossa evolução saber sobreviver ao que a natureza nos joga. Pessoas envolvidas com investimentos são notoriamente obsecadas por padrões. Se tal e tal são altamente correlacionados com isso e isso, diz ele, então muitos concluem haver uma ligação causal.

Polo adverte que muitas estratégias de investimento se basearam em achar padrões nos movimentos de indicadores passados... apenas para descobrir que a correlação acaba assim que a estratégia é aplicada. O texto de Eric Fry fala sobre um prognosticador improvável para retornos acionários. Quando nos deparamos com ele parece impossível haver uma conexão. Mas, por outro lado, poderia haver?

Biquínis e Bolsas: O indicador Sports Illustrated Swimsuit

Há 15 anos descobri uma conexão improvável entre a nacionalidade das modelos que aprecem em cada capa da edição Sports Illustrated Swimsuit e a subsequente direção do valor acionário das ações na bolsa de valores de seu país natal.

Em um dia friorento em Nova Iorque, enquanto eu passava pela bolsa de valores a caminho do meu escritório em Wall Street 30, notei um passante carregando uma cópia da recém-publicada edição de roupas de banho da Sports Illustrated. Após uma série de aforismos aleatórios, pensei comigo “Não seria divertido se houvesse algum tipo de conexão entre a edição de roupas de banho e o valor das ações?”.

Só para ver no que dava, decidi arregaçar as mangas e me afundar nesse projeto. Após algum tempo de pesquisa e análise de dados, cheguei a esse novo indicador... e publiquei os meus achados na edição de fevereiro de 2000 de “Grant’s Investor”.
“Quando uma modelo de determinado país se torna capa da Sports Illustrated Swimsuit Issue, sua aparição tende a iniciar uma corrida de touros de quatro anos para o mercado acionário de sua terra natal.
Em 1978 a brasileira Maria João apareceu na capa da edição SI swimsuit. Após quatro anos o mercado acionário de seu país subiu surpreendentes 465%.
Em seguida, em 1986, a deslumbrante modelo australiana, Elle Macpherson, fez sua primeira de diversas aparições na capa. Nos quatro anos seguintes os 50 Líderes da Bolsa de Valores da Austrália subiu 91%”.
Se ainda não está claro, querido leitor, eu inventei esse indicador pelo seu valor de diversão e não como valor para investimentos. Mas aqui está a loucura: esse indicador tem apresentado cumulativamente um histórico tão atordoante quanto uma modelo de capa de revista de biquínis.

Por exemplo, no ano 2000, a inspiração para esse indicador, a capa era a beleza tcheca Daniela Pestova. Quatro anos depois, o Índice da Bolsa de Valores de Praga elevou-se para 86%. E os bons tempos não pararam aí...

Em 2001 a revista estampou a bela Elsa Benitez, tornando-a a primeira Mexicana a clamar a honra. Quatro anos depois, a bolsa mexicana tinha mais que dobrado.

Aí, no ano 2002, a Sports Illustrated deu a vez à argentina Yamila Diaz Rahi. Eu admito estar cético. A Argentina aparentava ser uma opção de investimento muito arriscada, dado o histórico da labuta na época. Com uma desvalorização cambial fresquinha, dentre outras dificuldades, a Argentina não aparentava ser uma quente destinação de investimentos. Mas a aparição de Yamila em um biquíni de somente prata e jade argumentou persuasivamente o contrário. Novamente o mercado acionário entregou a promessa de Yamila. Nos anos seguintes o Índice Merval Argentina pulou 73%.

Como a tabela abaixo mostra, de 2000 a 2009 o Indicador Capa da Sports Illustrated produziu seis vencedoras diretas, incluindo um ganho de 106% com a aparição em 2003 de Petra Nemcova.


Não até o ano passado a série de acertos do indicador chegou ao fim. Ninguém contesta a estonteante beleza da russa Irina Shayk. Mas sua aparição em 2011 na capa da revista lançou quatro anos verdadeiramente feios para o mercado acionário russo. Felizmente, perdas como essas são exceções.

Agora que o Indicador tem mais de três décadas, observa-se uma série de ganhos indisputável... se não improvável.

Mas fatos são fatos...

E os fatos não são somente que os mercados acionários tendem a um desempenho melhor se uma beleza nativa é a capa da Sports Illustrated, os fatos são também que a performance desses fortes mercados surraram o Índice MSCI EAFE de ações estrangeiras.

Em outras palavras, o Indicador da Capa tem excelência tanto em termos absolutos quanto relativos a mercados internacionais.


Em media, as bolsas acionárias de mercados estrangeiros indicados pela modelo da capa produziram o dobro de retorno que a média de retornos do MSCI em intervalos temporais idênticos.

Que bolsa o filantropo internacional deveria considerar? A Sports Illustrated não dá resposta.

Esse estranho indicador é, de certa forma, bobo? Claro que sim.

É totalmente fútil? Talvez não.

A seleção da modelo da capa pode refletir uma sutil sensibilidade cultural. Nós gostamos de estar com o time vencedor. E talvez o mundo fashion tenha uma percepção inata para saber qual será o próximo time vencedor.

Qualquer que seja o motivo, o indicador parece funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário