Translate

22 julho 2015

Curso de Contabilidade Básica Mudança na Data de Encerramento do Exercício

Em geral a grande maioria das empresas encerra seu exercício social no final do ano. E isto mantém ao longo do tempo. Mas nada impede que uma empresa possa encerrar seu balanço em outra data. Mas é necessário ter um cuidado especial nesta alteração ao se analisar as demonstrações.

Veja o caso da Companhia Agrícola Colombo, que fechava seu balanço no dia 31 de dezembro e agora alterou para o dia 31 de março. Eis como a empresa apresentou seu balanço:


O cuidado que o usuário deve ter diz respeito a sazonalidade. Deve-se conhecer o negócio da empresa e verificar se esta sazonalidade influencia em algumas contas, particularmente do capital de giro. O problema maior estaria na DRE e na DFC. Vejamos a DRE:

Ocorreu um aumento na receita operacional, mas o último exercício possui quinze meses e o anterior 12. Uma forma de comparar é calcular a receita mensal:

Receita mensal em 2015 = 414558 / 15 = 27 637
Receita mensal em 2013 = 361 306 / 12 = 30 108

Na realidade a receita reduziu de um período para outro. O mesmo deveria ser feito para as outras contas. Quando se calcula os indicadores isto também deveria ser levado em consideração. Por exemplo, o giro do ativo, que é a relação entre a receita e o ativo da empresa. Neste caso, pode-se anualizar a receita mais recente da seguinte forma:

Receita Anualizada de 2015 = 27 637 x 12 = 331 646.

Com isto, a comparação pode ser feita de maneira menos prejudicial para o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário