Translate

13 julho 2015

Confissões de uma feminista ruim

"Com o passar dos anos, passei a aceitar que eu sou, na verdade, uma feminista, e tenho orgulho disso. Acredito que algumas verdades sejam óbvias: mulheres são iguais aos homens. Merecemos a mesma remuneração para funções semelhantes. Temos o direito de nos mover pelo mundo como escolhermos, livres de assédio ou violência. Temos o direito ao acesso fácil e disponível ao anticoncepcional, e serviços de reprodução. Temos o direito de fazer escolhas sobre nossos corpos, livres da supervisão legislativa ou doutrina religiosa. Temos direito ao respeito."

[...]

Como, por exemplo, Beyoncé, ou como eu a chamo, "A Deusa". (Risos) Ela surgiu, nos últimos anos, como uma feminista manifesta. No MTV Video Music Awards de 2014, ela se apresentou em frente da palavra "feminista" de três metros de altura. Foi um espetáculo glorioso de se ver essa pop star apoiando o feminismo abertamente e mandando o recado aos jovens que ser feminista é algo para ser comemorado. Quando o momento enfraqueceu, críticos culturais iniciaram um debate infindável se Beyoncé era ou não, de fato, feminista. Eles categorizaram o feminismo dela, em vez de simplesmente aceitar a palavra de uma mulher madura e talentosa.

[...]

Houve um incidente. Chamo isso de incidente assim posso carregar o peso do que aconteceu. Alguns rapazes me aniquilaram quando eu era muito jovem, e eu não sabia o que eles podiam fazer com uma garota. Tratavam-me como se eu não tivesse valor. E eu comecei a acreditar nisso. Eles roubaram a minha voz e, depois disso, eu não me atrevia a acreditar que qualquer coisa que eu dissesse teria importância.


Mas, eu podia escrever. E usando a escrita, eu me reencontrei. Escrevi uma versão mais forte de mim mesma. Eu li as palavras de mulheres que poderiam entender uma história como a minha, e mulheres que se pareciam comigo, e entendiam como era se mover no mundo tendo a pele morena. Li as palavras de mulheres que me mostraram que eu tinha valor. Aprendi a escrever como elas, e depois aprendi a escrever como eu mesma. Reencontrei a minha voz, e comecei a acreditar que minha voz é poderosa além dos limites.

[...]

Sou uma feminista ruim, sou uma boa mulher, estou tentando ser melhor na maneira como penso, e no que digo e faço, sem abandonar tudo que faz de mim um ser humano. Espero que possamos todos fazer o mesmo, que possamos todos ser um pouco corajosos, quando mais precisarmos dessa coragem.




Assista também:

Sejamos todas feministas (legendado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário