Translate

18 janeiro 2013

Groupon

O jornal Estado de S Paulo entrevistou Patrick Schmidt, vice-presidente do Groupon na América Latina (14 de janeiro de 2013, N4). A terceira pergunta foi:

Por que as ações do Groupon caíram tanto desde o IPO?
Não há dúvida de que frustamos nossas expectativas. Mas, para entender o que aconteceu, você precisa olhar duas regiões. A Europa, que é nosso segundo maior território, teve um 2012 muito ruim. A região teve crescimento negativo, trimestre sobre trimestre. Na América do Norte, nosso maior e mais antigo mercado, tivemos um ótimo crescimento. A principal razão é que começamos a usar algumas tecnologias bem mais cedo. [E o texto segue falando do bom desempenho nos EUA]

Em primeiro lugar, a resposta aparente da pergunta é o desempenho ruim da Europa. Mas isto é incoerente, já que o crescimento na América do Norte foi ótimo. Se foi "ótimo", isto deveria ser suficiente para compensar o desempenho na Europa.

Em segundo, e mais importante, esta não é a resposta correta da pergunta. Em agosto de 2011 divulgamos no blog um texto de Jonathan Weil mostrando que a empresa usava medidas "estranhas" nas demonstrações contábeis. Em 28 de setembro, postamos a notícia de uma revisão na receita da empresa. Em abril de 2012 a empresa revisou receitas e resultados. Dias depois, num "teste" mostramos como a empresa reconhecia a receita. Nesta época, a empresa tinha perdido metade do valor de mercado em razão dos problemas com a contabilidade. Diante dos problemas, a empresa contrata, em setembro, um novo contador. Em resumo, as ações caíram em razão dos problemas contábeis.

As ações caíram 72% em 2012, estando a empresa entre as mais "problemáticas" do mercado dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário