Translate

09 maio 2012

Custos de Menu


Quando os microecomistas discutem os custos de uma empresa, eles geralmente enfatizam mão-de-obra, o capital e as matérias-primas que são necessárias para gerar o produto da empresa. O custo da alteração de preços raramente é mencionado. Para muitos propósitos, essa omissão cosntitui uma simplificação aceitável. Contudo, o custo decorrente da alteração de preços não é zero, omo foi estabelecido por um estudo sobre variações nos preços em cinco grandes cadeias de supermercados.

Nesse estudo, um grupo de economistas examinou um conjunto específico de dados de uma loja de supermercado para determinar qual a dimensão real dos custos de menu. Eles descobriram que o ajuste de preços "é um porcesso complexo, quer requer dezenas de contratos e um monetante de recursos não-trivial". Esses recursos incluem o custo de mão-de-obra que modifica os preços nas prateleiras; os custos de imprimir e enviar novas etiquetas de preços; e o custo de supervisionar o processo. Os dados incluíam medições detalhadas desses custos; quando necessário foi utilizado um cronômetro para medir o insumo correspondente a mão-de-obra.


O estudo relatou que, para uma loja típica de uma cadeia de supermercados, os custos de menu totalizam USS 105.887 ao ano. Esse monatante equivale a 70% da receita de uma loja, ou 35% do lucro líquido. Se esse total é dividido pelo númeor de alterações nos preços que uma loja institui em um determinado ano sobre todos os seus produtos, o resultado é que cada alteração de preço custa 52 centavos de dólar.


(...) Esssas descobertas se aplicam somente a um único setor da economia, de modo que é necessário ter cautela a extrapolar os resultados para a economia como um todo. Ainda assim, os autores do estudo concluem que " a magnitude dos custos de menu que descobrimos é grande o suficiente para ser capaz de ter significância econômica"


Então, por que os preços não se ajustam imediatamente no curto prazo?

De acordo com Mankiw, segundo os neokeynesianos, "uma das razões pelas quais os preços não se ajustam imeditamente no curto prazo é o fato de existirem custos do ajuste dos preços. Para modificar seus preços, uma empresa pode precisar enviar novos catálogos aos clientes, distribuir novas listas de preços. Para modificar seus preços à equipe de vendas , ou, no caso de um restaurante, imprimir novos menus. Esses custos de ajuste de preços, chamados custos de menu, fazem com que as empresas ajustem seus preços de modo intermitente, e não de modo contínuo."

Ainda segundo Mankiw, "os economistas discordam em relação ao fato de os custos de menu explicarem a rigidez de preços no curto prazo. Os céticos enfatizam que os custos de menu são usualmente bastante pequenos. Como seria possível que pequenos custos de menu ajudassem a explcar recessões, que são tão oneraosos para a sociedade? Os defensores da hipótese dos custos de menu respondem que pequeno não significa isento de consequências: embora sejam pequenos para a empresa individual, os custos de menu podem exercer efeitos significativos sobre a economia como um todo."

A discusão sobre a rigidez dos preços no curto prazo é interessante. Eis alguns links: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e o famoso artigo de Mankiw sobre o assunto. Em 2007, este blog publicou um post sobre a rigidez no preço da Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário