Translate

08 abril 2011

Time da casa é favorecido no futebol?

Por Pedro Correia

A economia pode ajudar a saber se os árbitros favorecem sistematicamente o time da casa. E é justamente isso que Sutter e Kocher estudaram no artigo:Favoritism of agents – The case of referees home bias


Tomando como base os jogos do campeonato alemão de 2000/ 2001, Sutter e Kocher estudaram dois aspectos da arbitragem: o tempo de acréscimo dado pelos juízes e a marcação de pênaltis.


Em relação aos acréscimos, viu-se que os árbitros tendem a dar mais tempo extra principalmente quando o time da casa está perdendo por um gol de diferença. Neste caso os acréscimos ficam em torno de 2,75 minutos.


Porém, se o time da casa está vencendo por um gol, a média de acréscimos fica abaixo dos dois minutos. Pode não parecer uma grande diferença, mas estes segundos a mais foram fundamentais para que o Internacional vencesse o Brasiliense no dia 20/11/2005.


A conclusão do paper, basicamente é que árbitros favorecem o time da casa. Eles dão mais acréscimos quando o time da casa está perdendo, e menos quanto está ganhando, além de acertar mais nas marcações de penaltys para o time da casa.



Fonte:Blog do Torero

Nenhum comentário:

Postar um comentário