Translate

03 abril 2011

Efeitos do críquete no mercado acionário

Por Pedro Correia


No dia 02/04/2011 ocorreu o evento esportivo mais aguardado na Índia[1]. Após 28 anos, a equipe indiana sagrou-se bi-campeã mundial de críquete contra os maiores rivais: a seleção do Sri Lanka.[2] O jogo ocorreu em Mumbai num estádio com capacidade de 30 mil pessoas. Os ingressos nas mãos de cambistas eram vendidos por 10 mil dólares. Assim, percebe-se o quão valioso é o críquete para o povo indiano. O esporte, que foi levado pelos ingleses para a Índia é o mais popular. É o futebol dos indianos.Por que prestar atenção no críquete? A ESPN responde.

Não obstante, este evento pode ser ainda mais interessante para o estudo de finanças comportamentais. Em 2006, os pesquisadores Edmans, Garcia e Norli, do MIT, da Tuck e da Norwegian School mostraram que existe uma relação entre o sentimento em esportes e o retorno das ações. No artigo intitulado Sports Sentiments and Stock Returns, os autores utilizaram vários esportes (futebol, basquete, críquete, rugby e hockey no gelo), e fizeram uma associação com o retorno do mercado acionário do dia seguinte ao jogo.


Como já foi dito neste blog:" o estudo faz parte de uma literatura recente ,que investiga como os preços dos ativos são influenciados por viés no comportamento.Utilizando uma amostra de mais de 2.600 observações, entre 1974 até 2004, os autores confirmaram uma ligação entre o comportamento do investidor e o resultado de eventos esportivos."


É bom ressaltar que os efeitos no mercado acionário são maiores nos locais em que o futebol é mais popular. No caso do basquete, críquete, rugby e hockey no gelo os efeitos encontrados são menores.


Esta vitória histórica terá algum efeito positivo na bolsa de Mumbai?


Na última sexta-feira o pregão fechou com baixa e o índice BSE Sensex 30 recuou 0,13%,para 19.420 pontos.


[1] A Índia desistiu do IFRS. ?


[2] O futuro da contabilidade depende do Sri Lanka


UPDATE: A bolsa de Mumbai subiu 1,45% e foi para 19.701 no 1º dia útil após o evento. Assim, percebe-se que existe uma correlação positiva entre a vitória histórica, o sentimento dos investidores e o retorno das ações. É claro que correlação não significa,necessariamente, causualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário