Translate

30 março 2010

Normas do Iasb no Brasil

Novas normas contábeis, mais transparência e custos menores

Via Financial Web - por Eduardo Nasajon - 29/03/2010

 

Pudemos observar, nos últimos 20 anos, um grande amadurecimento social, político e econômico em nosso país. Mudanças que começaram nos anos 90, frutos de políticas governamentais acertadas e que tiveram continuidade nos governos posteriores, colocaram o Brasil em uma posição de maior destaque no mundo. Pode-se gostar ou não do conceito da globalização, mas o fato é que atualmente o país está muito mais inserido no universo econômico das nações.

Em contraposição a leis protecionistas, reserva de mercado e outras práticas condenáveis e obsoletas, o Brasil aboliu proibições de importação, diminuiu tarifas e abriu o seu mercado para compra e venda de bens, serviços e tecnologia. Como resultado dessas ações, passou cada vez mais a atrair capital internacional que, ao contrário do passado - quando os recursos que chegavam eram meramente especulativos -, se transformou em novas empresas, novos negócios e maior relevância econômica.

E dentro dessa nova realidade, as práticas contábeis existentes deixaram de atender às novas demandas. O Brasil mais globalizado passou a ter que prestar contas a matrizes estrangeiras [1]. Passamos a ter que demonstrar os números de nossas empresas em um formato que possa ser entendido por outras nações e, dessa forma, conseguirmos atrair mais investimentos. [2]

A lei 11.638, sancionada nos últimos dias de 2007 e que vem sendo implementada ao longo dos últimos dois anos, vem justamente modernizar as demonstrações contábeis e inserir o Brasil em um clube com mais de 100 sócios que aderiram à IFRS (International Financial Reporting Standards) do IASP [3], instituto econômico [4] baseado em Londres.

O objetivo dessas novas medidas contábeis é dar mais transparência, aumentar a produtividade [5], permitir uma comparação das demonstrações financeiras, reduzir ou eliminar o custo de se preparar demonstrações voltadas ao exterior, entre outros benefícios.

O Brasil mudou para melhor e a contabilidade teve que acompanhar essa transformação. É cada vez mais necessário dotar as empresas de ferramentas modernas e práticas que permitam o crescimento, o desenvolvimento e a participação no jogo global. E é sempre bom constatar que algumas medidas estão contribuindo para diminuir o indesejável "Custo Brasil".


 

[1] Esta prestação de contas sempre existiu. Pode ter mudado a complexidade. Nenhuma empresa estrangeira investe num país sem implantar um sistema de controle.

[2] Em termos temporais, isto não procede. A argumentação é que a adoção das normas internacionais melhora a atração pelos investimentos estrangeiros. Mas o grande fluxo de investimentos ocorreu quando as normas não existiam no Brasil.

[3] Do texto original. Iasb seria o correto.

[4] Não classificaria o Iasb de instituto econômico.

[5] Esta é uma argumentação nova referente a vantagem do Iasb.



Via Blog do Jomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário