Translate

18 fevereiro 2009

Contabilidade e Finanças Pessoais



No Brasil destacamos muito pouco as finanças pessoais. Entretanto, este campo desenvolveu-se muito em outras regiões. Em alguns países, o uso da contabilidade para o controle individual das pessoas é algo corriqueiro e que existe há anos.

Através do estudo da contabilidade pessoal, os historiadores conseguem descobrir muitos aspectos sobre a vida de pessoas importantes nas mais diversas áreas.

Num longo artigo do New York Times de 15 de fevereiro de 2009 (Tough Times Call for Shrewd Artists, Arts and Leisure Desk, p. 26), Dorothy Spears conta um pouco da história do pintor estadunidense do século XIX Thomas Sully.

Parte das escolhas realizadas por Sully na sua pintura (ao lado) tem motivação financeira. Num determinado momento de sua vida, Sully sofreu as conseqüências de um crise que ocorreu nos Estados Unidos. Para sobreviver, ele teve que sujeitar as vontades do mercado.

Estudando os diários de Sully e suas finanças pessoais tornam-se possível comprovar que muitas telas foram pintadas para permitir sua sobrevivência. Isto afetou o estilo e os temas escolhidos pelo pintor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário