Translate

02 outubro 2008

O guru

Para tentar compreender o colapso financeiro atual, os parlamentares americanos estão recorrendo a um veterano de crises bancárias: William Isaac, ex-presidente da Corporação Garantidora de Depósitos Federais (FDIC, na sigla em inglês) nos anos 80, responsável pelo resgate do Continental Illinois National Bank and Trust, nos anos 90. Segundo o “Wall Street Journal”, ele foi contrário à proposta de um pacote de resgate do sistema financeiro e defendeu algumas idéias para combater a crise, durante a maratona de reuniões do Capitólio, no domingo passado.

Isaac propôs, por exemplo, reviver o programa do FDIC dos anos 80, que socorreu as associações de poupança e crédito (agências captadoras de poupança para concessão de empréstimos), emitindo promissórias para sustentar seu capital e permitir que voltassem a emprestar.

Segundo o “Journal”, muitos parlamentares que votaram contra o pacote na segunda-feira creditaram sua posição às visões de Isaac, que hoje trabalha em uma consultoria, e alguns até estão preparando projetos de lei incorporando suas sugestões. Mas ele também tem críticos, sobretudo entre advogados de direitos dos consumidores, que temem flexibilização das regras de contabilidade.

O guru dos parlamentares - O Globo -2/10/2008 - 32


Coincidência ou não, Isaac apareceu aqui ontem, nesta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário