Translate

18 dezembro 2007

Obesidade e Análise Econômico-Financeira

Nos últimos anos surgiram uma série de pesquisas sobre obesidade. A grande maioria delas usa como medida de obesidade o índice de massa corporal, que é uma relação entre o peso e a altura.

Algumas das pesquisas realizadas constataram que uma pessoa com um índice elevado de massa corporal não possui uma taxa de mortalidade esperada, sugerindo que pessoas com sobrepeso podem ter uma taxa de sobrevivência melhor do que pessoas magras. Este fenômeno é conhecido dos especialistas como paradoxo da obesidade.

Uma possível explicação deste problema pode estar justamente no índice usado. O índice de massa corporal não consegue distinguir entre os diferentes tipos de massa. Assim, um atleta que ganha massa muscular poderia ser classificado como "gordo", quando na verdade ele somente ganhou peso por um tipo de massa mais saudável.

Esta situação, apresentada de forma mais detalhada aqui, alerta para o uso de certos índices como aproximação do que queremos medir. Um exemplo ocorre em análise econômico-financeira quando usamos índices de endividamento. Geralmente estes índices são expressos por uma relação entre o passivo (circulante e de longo prazo) pelo ativo ou pelo patrimônio líquido.

Entretanto, nem todo passivo representa uma "dívida" ruim. Existem passivos decorrentes de atividades operacionais, como as obrigações com fornecedores e empregados, que são negativos. Uma melhor forma de estudar o endividamento é retirar dos índices esta parcela destes passivos. Assim, conclusões apressadas do tipo "maior passivo, pior para empresa", comum na análise econômico-financeira, deveriam ser evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário