Translate

16 fevereiro 2007

Inteligência artificial

Já postei anteriormente comentário sobre o fato dos computadores estarem derrotando os seres humanos no xadrez (clique aqui). Fiquei sabendo, através da The Economist (27/01/2007, Winning Ways, p.80) que ainda existe um jogo onde o homem derrota a máquina: o Go (clique aqui para ler sobre esse jogo).

Os programas batem os humanos no xadrez através da "força bruta". Ao analisar uma posição, o computador verifica todas as possibilidades nos próximos lances e escolhe a alternativa mais adequada. Ou seja, é realizado um cálculo de milhares de possibilidades. O ser humano trabalha pensando somente nas alternativas mais viáveis.

"Infelizmente, a força bruta não funciona no Go. Primeiro, o jogo tem muito mais possíveis posições do que o xadrez. Segundo, o número de possíveis movimentos para uma posição típica do Go é cerca de 200, comparado com cerca de doze no xadrez. Finalmente, avaliar uma posição do Go é difícil. Os mais rápidos programas podem estudar cerca de 50 posições por segundo, comparado com mais de 500 mil do xadrez."

Entretanto, a The Economist informa que os programadores estão fazendo melhorias com uma técnica denominada de análise de Monte Carlo. Essa técnica é mais rápida do que a força bruta. O resultado já está aparecendo: um programa desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Paris já ocupa a posição 2323 no mundo no Go.

Nenhum comentário:

Postar um comentário