Translate

05 fevereiro 2007

Contabilidade pública

Da Folha de 05/02/2007 (Contabilidade de padaria e o INSS, MARCOS CINTRA)

"Os que criticam a alteração no cálculo do déficit da Previdência estão adotando a
contabilidade de padaria

A contabilidade da padaria é muito simples: tudo o que entra vai para o bolso direito, e tudo o que sai vem do bolso esquerdo. Esse tipo de contabilidade só nos permite aferir se entrou mais do que saiu, ou vice-versa. Nada mais.

A contabilidade pública é muito diferente. Ela explicita todos os valores arrecadados e todos os gastos, classificando-os por tipos e categorias de receitas e desembolsos. É possível saber o quanto se gasta em cada programa de custeio ou de investimento e de onde vêm os recursos para sua cobertura.

A contabilidade pública produz uma enorme quantidade de informações e permite análises mais criteriosas das relações custo-benefício de cada programa ou projeto. Na contabilidade da padaria da esquina, só se sabe se há déficit ou superávit.


Grifo meu. Concordo que as mudanças na contabilidade do INSS podem ajudar. Mas acho que o autor não conhece a contabilidade pública nem uma contabilidade de uma padaria. No primeiro caso ele afirma que toda contabilidade de padaria usa somente o regime de caixa. O que não é verdade. Já a afirmativa de que a contabilidade pública possui uma enorme quantidade de informações para, inclusive, se fazer a análise custo-benefício, é cômica. Gostaria de saber da existência de algum trabalho de análise custo-benefício somente com os dados da contabilidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário