Translate

12 janeiro 2007

A discriminação do alfabeto

Já se sabe que em certas atividadades o nome de uma pessoa pode beneficiá-lo ou prejudicá-lo. Geralmente o nome com as primeiras letras do alfabeto ajuda, não atrapalha. No passado a The Economist afirmou que os líderes mundiais começavam com as primeiras letras do alfabeto (Clinton, Chirac, Blair, Bush, Chavez).

Temos exemplo disso nos classificados dos jornais brasileiros. Os jornais que listam os classificados em ordem alfabética terão muitos profissionais liberais cujo nome de guerra começa com a letra A. Veja isso nas páginas amarelas, onde é possível encontrar uma empresa com o nome de "AAA", mas provavelmente não "ZZZ".

Tenho um conhecido, perito, com o nome de Achiles e sobrenome japonês. É o favorito nas escolhas dos juízes para perícia.

Agora uma pesquisa em 35 universidades norte-americanas revelou que o nome com as primeiras letras do alfabeto aumenta a possibilidade de sucesso na carreira, inclusive receber o Nobel de Economia. Mesmo controlado variáveis como país de origem, religião e outras, o resultado é significativo. Já nos departamento de psicologia, onde a publicação não segue uma ordem alfabética, esse fato não é relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário