Translate

29 maio 2006

Pão de Açúcar corta custos

Notícia do Estado de S. Paulo informa que o Pão de Açúcar pretende cortar custos e diversificar sua atuação, incluindo a venda de móveis.

A maior rede do país está passando por uma reestruturação a entrada no ramo de móveis. Segundo a reportagem "o interesse pelos móveis se explica por ser um negócio com boas margens de lucro e porque ampliaria a variedade de produtos à venda no grupo. Estaria dentro do plano estratégico de reduzir sua dependência da venda de alimentos. Hoje, produtos fora da área alimentícia já representam 24% das vendas do Pão de Açúcar e, segundo especialistas, essa fatia poderia chegar a 30%."

O problema da área de alimentos está relacionado com ao aumento dos preços abaixo da taxa de inflação, o que faz com que esse setor seja hoje pouco atrativo para a rede. Entretanto, a reportagem não deixa claro como o setor de móveis pode ser útil para o grupo. Esse é um setor que exige uma grande quantidade de espaço físico, item valioso num supermercado.

Nesse ponto, inclusive, a reportagem chama atenção para queda na venda por metro quadrado, de R$ 13.448 em 2004 para R$ 13.404 em 2005.

Entre as medidas que estão sendo tomadas pelo grupo para redução dos custos tem-se "o corte das agências de publicidade que atendiam às diferentes bandeiras, a criação de uma central de serviços não compartilhados (para gastos administrativos) e a redução de pessoal. Em 2005, a rede cortou 645 funcionários, mas no início do ano as dispensas cresceram."

Uma análise interessante foi realizada por Marcio Kawassaki, da Fator Corretora. Para ele, o Pão de Açúcar deve "aumentar vendas num momento em que o mercado não cresce e em que o consumidor tende a fazer cada vez mais suas refeições fora de casa. Até alguns anos atrás o crescimento das maiores empresas era garantido pela aquisição de redes menores. Agora que as empresas menores foram compradas, a briga é para ganhar participação de mercado".

Clique aqui para ler a notícia completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário