Translate

25 abril 2006

A Pirataria é interessante para as Empresas?

Uma reportagem de 9 de abril do Los Angeles Times questiona se a pirataria não seria interessante para algumas empresas.

Segundo a Microsoft, usas perdas com a pirataria representam $14 bilhões no último ano. Ou seja, muito lucro deixou de ser obtido com a pirataria. Apesar dessa empresa gastar milhões de dólares no combate da pirataria, alguns especialistas argumentam que ela se beneficia também.

Nos países em desenvolvimento uma grande maioria dos usuários utilizam produtos piratas. A proliferação de cópias piratas - em especial dos produtos da Microsoft - pode ser interessante no futuro, quando o mercado estiver maduro e as pessoas/empresas começarem a comprar programas legalizados. A escolha será pelos produtos já conhecidos, da Microsoft. Segundo a reportagem, isso denomina-se network effect. Segundo Hal Varian, "uma vez usado um produto, você quer continuar usando". Mesmo com a pirataria, a Microsoft teve um lucro de $12 bilhões para uma receita de $41.4 bilhões em 2005. É claro que a empresa prefere os produtos legalizados, como a mesma tem afirmado continuamente.

O país com maior índice de pirataria - o Vietnam - tem a maior empresa de software a Microsoft. Nos EUA, o país com menor índice, em 1994 era de 31%; em 2004 o índice caiu para 21%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário