Translate

09 dezembro 2013

Astrologia no mercado financeiro

O The Telegraph tem um longo texto sobre usar astrologia no mercado financeiro (Financial astrology: can the stars affect stocks?). É uma boa discussão que poderia servir como uma debate numa aula de administração financeira. O The Telegraph conta um pouco da história de Arch Crawford, ex-corretor que descobriu na astrologia um mecanismo de fazer projeções sobre o mercado. Hoje Crawford possui uma lista de assinantes que recebem seus conselhos por uma módica quantia.

Mas será que a astrologia tem fundamento? O jornal inglês cita a tradição de civilizações antigas e um trabalho de Nias e Eysenck para tentar descobrir a verdade e o denominado Efeito Marte: muitas pessoas famosas nasceram quando Marte esta num determinado ponto do céu e este percentual seria muito acima do acaso. Também é citado um artigo de Shawn Carlson que usou 28 astrólogos para tentar fazer projeções e o resultado foi tão bom quanto jogar uma moeda num cara ou coroa. Ou seja, astrologia é superstição.

No texto, uma frase de French, conhecido pesquisador na área de finanças:

Não é que os astrólogos vão dar -lhe algum conselho pior do que os peritos credenciados. Eles estão dando-lhe conselhos igualmente sem valor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário