Translate

27 maio 2022

Culto da Siginificância Estatística

 

Se você prometer que não vai espalhar para todo mundo, vou contar um segredo sobre uma das técnicas principais usadas na ciência econômica moderna, o "teste estatístico de significância". Esse teste é usado em boa parte da ciência econômica, finanças, sociologia, psicologia e medicina modernas.

É difícil explicar. Em 1966, quando eu estava fazendo um exame oral no curso de pós-graduação em Harvard, me pediram para explicar. Não consegui. Eu já havia feito três cursos de econometria e dominado provas impressionantes de todos os tipos. Mas errei as balizas do gol por uns três metros.

Deixe-me tentar.

Não podemos perguntar a cada brasileira, todos os meses, se ela está empregada ou não. Custaria muito caro. Então fazemos a pergunta a uma amostra aleatória de brasileiros, possivelmente mil, e aplicamos o resultado à nação. Para uma pessoa não quantitativa, isso já soa absurdo. Mas eu fiz três semestres de economia e adoro números, de qualquer maneira.

Será que a estimativa é correta? O economista do Ministério do Trabalho responde: "É claro que sim. O tamanho da amostra é mil, então há uma probabilidade baixíssima de a estimativa estar muito errada em função de erro de amostragem". E então ele conclui com um sorrisinho satisfeito: "A estimativa é estatisticamente significativa".


Deixemos de lado certas preocupações quantitativas avançadas sobre se a amostra é de fato aleatória ou se erros de arredondamento nos programas de computador estão rendendo resultados incorretos. O problema fundamental é que o economista pensa que esse cálculo indica que a taxa de desemprego é importante, que ela tem importância. Entretanto, a precisão, nesse sentido estrito do termo, não significa nada desse tipo..

Para que algo seja importante, para que faça diferença, precisamos responder à pergunta filosófica sobre o que significa o desemprego e qual dimensão do desemprego o levaria a ter importância.

Sim, eu sei. É difícil de entender. Tão difícil que a ciência econômica e a medicina estatística não entendem.

Mais uma tentativa e então deixarei a seu cargo pesquisar a "controvérsia do teste da significância" na estatística econômica e médica. Faça um Google por David Rothman ou Stephen Ziliak, por exemplo. Artigo esta aqui.

Você me pergunta se está um dia bonito em Chicago. Eu respondo: "Seis". Você diz: "O que isso quer dizer?". Eu respondo, irritada: "Como assim, ‘o que quer dizer’. É seis. Você não acredita em números?".

Os números, assim como as palavras, não encerram um significado próprio. Pesquisadores econômicos e médicos pensam que sim. É um desastre científico.



Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário