Translate

26 setembro 2017

Resenha: Design para quem não é designer

Este livro de Robin Williams, da editora Callis, é surpreendente pelo capricho da editora e pela qualidade do texto. Vamos começar comentando a qualidade gráfica do livro. Na sua quarta edição, a obra é colorida, com papel de boa qualidade e um design caprichado feito por Williams no InDesign da Abode. É um livro que o leitor tem que comprar a edição impressa. A tradução, de Bárbara Menezes, opta por colocar em português somente os textos relevantes, deixando alguns exemplos no seu original. No final, o preço do livro, em torno de R$50 reais, é muito barato.

Com respeito ao seu conteúdo, é uma obra ideal para quem deseja aprender um pouco sobre letras, formatação de texto, distribuição do texto numa página e até fazer um cartão de apresentação decente. A autora traz seus conceitos com uma grande quantidade de exemplos e situações: um cartaz de uma peça de teatro é usado para mostrar a distribuição do texto e como fazer com que uma peça de propaganda seja mais atrativa, chamando a atenção para os principais elementos. E ao longo do texto lança desafios para o leitor tentar aplicar os conceitos apresentados. A imagem apresentada aqui (fotografa a partir do livro impresso pelo autor da postagem) mostra uma aplicação de um mantra da autora: não seja covarde. Usando uma série de letras, Williams recomenda fugir do Times e do Arial, arriscando em novas formas. Indica que não se deve ter medo de usar uma letra tamanho 18 ou 8; tudo depende da finalidade.

Vale a pena? Se você deseja comunicar melhor, este livro é ponto de partida para tentar entender a razão de não escolher a Arial num texto longo ou o motivo para dar um espaço entre parágrafos. Mesmo que você não aplique e se torne um especialista na área, conhecer alguns segredos da área é realmente importante. Sim, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário