Translate

09 setembro 2016

Resenha: O homem que viu o infinito

Este filme conta a história real do matemático indiano Ramanujan e sua amizade com também matemático Hardy. No ínicio do século XX, em Madras, Ramanujan não consegue emprego. Depois de muita insistência, torna-se um escriturário, fazendo contas sem usar o ábaco. Seu chefe o incentiva mandar seus textos para ilustres matemáticos ingleses. Um deles, o já famoso Hardy, percebe o potencial de Ramanujan. O indiano vai para Inglaterra, no Trinity College, onde trabalhava Hardy, além de Bertrand Russell e Littlewood. E tinha entre seus estudantes Mahalanobis, também indiano, que se tornaria um amigo de Ramanujan.

Forma-se uma parceria improvável Hardy e Ramanujan. Hardy incentiva o discípulo a buscar um formalismo maior na sua matemática, reduzindo o efeito da intuição. É importante notar que Ramanujan não tinha formação acadêmica, o que torna seus feitos mais relevante.

Vale a pena? – É um filme bem interessante para aqueles que gostam de matemática. O filme deixa algumas lacunas, como os estudos que Ramanujan fez na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário