Translate

18 junho 2016

Fato da Semana: o RJ decreta estado de calamidade

Fato: O estado do RJ decreta Estado de Calamidade

Data: 17 de junho de 2016

Fonte: Imprensa

Precedentes
02/out/09 - O Rio de Janeiro é escolhido como sede dos jogos olímpicos de 2016. O governador responsável era Sérgio Cabral Filho.
2015 - A redução do preço do petróleo diminui a transferência de recursos dos royalties do produto para o estado. Ao mesmo tempo, a maior recessão dos últimos tempos diminui a arrecadação de impostos. Para complicar, os custos não previstos, Zika vírus, doping dos atletas russos e atrasos nas obras podem prejudicar os jogos.
2016 - A crise de agrava.
17/06/2016 - O estado decreta calamidade para obter recursos do governo federal, que também não pode ajudar substancialmente.
18/06/2016 - O governo empresta quase 3 bilhões para o estado.

Notícia boa para contabilidade? Horrível. Nos últimos meses diversas unidades da federação tiveram que conviver com atrasos nos pagamentos (inclusive de funcionários) e malabarismos para fechar as contas. A LRF parece que não ajuda; a contabilidade pública é arcaica, focado no caixa, não consegue evidenciar claramente a situação de cada ente. E não existe uma solução à vista.

Desdobramentos: Obras não serão concluídas no prazo, mas a imprensa provavelmente irá transmitir uma imagem de felicidade, emoção e brilho. Mas os responsáveis pela decisão de fazer um evento como este sem o respaldo financeiro não serão punidos.

Mas a semana só teve isto? A provável mudança no Iasb e a discussão sobre os números não GAAP são eventos interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário