Translate

25 janeiro 2016

Alexandre Tombini: Aquele 1% pombo (dovish)

Em 2015, parece que o grande fenômeno da música brasileiro foi o cantor Wesley Safadão. Uma de suas músicas mais famosas é o hit Aquele 1% com a participação de Marcos Bellutti, que tem a seguinte letra:

Eu abro a porta e puxo a cadeira do jantar
À luz de velas pra ela se apaixonar
Eu mando flores, chocolates e cartão
O meu problema sempre foi ter grande coração

Eu ligo no outro dia no estilo Don Juan
"Dormiu bem, meu amor?"
É domingo de manhã
Vamos pegar uma praia
Deu saudade do seu beijo
Trato todas iguais
Esse é meu defeito

Tô namorando todo mundo
99% anjo, perfeito
Mas aquele 1% é vagabundo
Aquele 1% é vagabundo
Safado e elas gostam


Surgiram muitas piadas e memes na internet por causa do refrão (em negrito) dessa música:



Recentemente, recebi a seguinte imagem:




Em Macroeconomia, utiliza-se os termos hawkish (águia) ou dovish (pombo) para indicar se as declarações do Banco Central indicam uma política monetária contracionista (aumento da taxa de juros) ou indicam que a autoridade monetária não subirará os juros ( cortará os juros), pois acredita que a inflação está em ordem e é importante deixar os juros baixos para não prejudicar o crescimento da economia.


Neste semana, antes da reunião do Copom, o presidente Alexandre Tombini deu declarações que indicaram uma posição dovish , ou seja que o Bacen não aumentaria a taxa de juros. O que causou surpresa no mercado, que esperarava um aumento de 0,25 ou 0,5 por cento na taxa de juros SELIC devido ao descontrole da inflação e a expectativa de que a autoridade monetária estaria empenhado em reverter a inflação para a sua meta de 4,5% no fim de 2017. No dia seguinte, o Copom confirmou as declarações de Tombini e não subiu os juros. Essa mudança de posição de hawkish para dovish levou a perda de credibilidade da política monetária do país e tornou o custo da dívida mais alto, pois as taxas de juros de longo prazo já ficaram mais altas. Em suma, agora o Brasil não tem mais credibilidade na política fiscal e monetária.

Link permanente da imagem incorporada


Nenhum comentário:

Postar um comentário