Translate

21 setembro 2012

Crise e os Bancos

Estimativa, menor do que uma avaliação semelhante feita seis meses atrás, mostrou que os bancos precisam reforçar substancialmente os seus balanços, aponta o Comitê de Basileia de reguladores globais do setor financeiro

Os principais bancos do mundo precisariam levantar 374 bilhões de euros (US$488 bilhões) em capital extra se regras mais pesadas tivessem entrado em vigor no fim do ano passado, estimaram reguladores que estão implementando as normas, nesta quinta-feira.

A estimativa, menor do que uma avaliação semelhante feita seis meses atrás, mostrou que os bancos precisam reforçar substancialmente os seus balanços.

O Comitê de Basileia de reguladores globais disse nesta quinta-feira que, se as novas regras, conhecidas como Basileia III, estivessem em vigor no final de dezembro, os maiores bancos precisariam de 374 bilhões de euros para manter um capital base de 7% dos ativos, a meta para os bancos atenderem as novas regras quando elas entrarem em vigor.

O comitê havia estimado em abril que os principais bancos precisariam de 486 bilhões de euros se as regras tivessem entrado em vigor em junho de 2011.

Bancos precisam de 374 bilhões de euros para cumprir novas regras - Reuters

2 comentários:

  1. Acho que o fato de os maiores bancos precisarem de 374 bilhões de euros para manter o capital base acima dos 7% não é tanta novidade, pois os maiores bancos do mundo nunca saíram, de certa forma, de uma crise. Sem contar que vários desses estariam quebrados se não fosse a intervenção do governo. O agravante deste quadro é a situação geral dos governos europeus, o que esta refletindo mais ainda na situação do bancos. O crédito é o principal aliado dos bancos e dos governos em proporcionar ótimos níveis de crescimento, mas também pode ser o maior motivo para contaminar o sistema financeiro e quebrar diversas instituições.

    Julian Blasco
    09/53750

    ResponderExcluir
  2. Analisar a forma de atuação dos Bancos é extremamente relevante pois tais instituições financeiras são muito importantes para a economia atual. O empenho feito pelos Governos para manter estas instituições é justificável, mas deveria gerar uma maior preocupação com a aplicação dos recursos. Uma política fiscalizatória mais rigorosa deve ser feita sobre os Bancos já que estes influenciam os rumos da economia mundial.

    Felipe Augusto R Souza
    09/09076

    ResponderExcluir