Translate

25 janeiro 2011

O melhor jogador de tênis


Um trabalho acadêmico, usando análise de rede, procura determinar quem foi o melhor jogador de tênis do mundo. E a resposta foi surpreendente Jimmy Connors. Apesar de Connors possuir um recorde em número de torneios, foi Federer que mais venceu os torneios mais importantes.

Mas a surpresa continua no ranking. O segundo melhor jogador, pela pesquisa, foi Ivan Lendl, apontado no quadro como estadunidense, mas na realidade checo (ele naturalizou em 1992, já no final da sua carreira). McEnroe, o argentino Vilas e Agassi completam os cinco melhores do mundo. Na lista aparece o espanhol Miguel Orantes, em 16º, na frente do atual número um do mundo, Nadal. Aparece também Raul Ramirez, um mexicano, mas não Gustavo Kuerten.

O principal problema da listagem é a ausência do talvez melhor tenista de todos os tempos: o australiano Rod Laver, que venceu os torneios mais importantes do mundo (Austrália, Roland Garros, Wimblendon e US Open) no mesmo ano. Este feito, que Laver conseguiu duas vezes, nem Connors, nem Federe ou Nadal conseguiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário