Translate

19 novembro 2010

Panamericano: Novo diretor

Um dos indicados pela Caixa Participações (Caixapar) para integrar a nova diretoria do Banco Panamericano já foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades na celebração e execução de contratos. Raphael Rezende Neto, até então superintendente nacional de Contabilidade e Tributos da Caixa Econômica Federal, mesmo com a decisão do tribunal, foi escolhido para dirigir a área de Controle e Risco.

A Caixa informou que, respeitando a decisão do TCU, “o empregado Raphael Rezende Neto não cometeu nenhuma irregularidade no desempenho de suas atribuições e que prossegue na defesa do referido empregado nas instâncias competentes”. Além disso, o banco reafirmou a confiança na capacidade de a nova diretoria do Banco Panamericano executar o Plano de Negócios definido pelos acionistas.

Em 2005, o TCU constatou irregularidades em contrato da Caixa com a RiskMaths Consultoria e Participações Ltda., para prestação de serviços técnicos de consultoria e transferência de tecnologia na implantação do sistema de gerenciamento do risco operacional. Dentre as irregularidades investigadas estavam contratação de serviço sem licitação, falta de clareza sobre o que estava sendo contratado e ausência de justificativa de preço.

Na época, Rezende Neto e outros executivos do banco foram condenados a devolver R$ 95.719,07 para pagamento de transporte, hospedagem e consultoria em descumprimento às cláusulas do contrato. Também foi fixada multa individual de R$ 4 mil. Rezende Neto recorreu da decisão e teve o provimento acatado parcialmente. Para o TCU, não há como afastar a responsabilidade do executivo no caso, já que sua participação foi decisiva para a contratação.


Diretor indicado pela Caixa foi condenado pelo TCU - Edna Simão - 19 nov 2010 - O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário