Translate

20 junho 2006

Como utilizar uma figura

























Quando estamos produzindo qualquer material, um dos princípios fundamentais é ser claro com o leitor. Um exemplo interessante sobre como fazer e como não fazer pode ser encontrado no sítio Creating Passionate Users

O que a segunda figura diz? Sugestões: "cada ser humano não pode ter mais de dois cães sob seu controle"; ou "você pode ter um cachorro alemão, um Sheepdog, mas não um Spaniels".

No caso da figura, considerando que a resposta seja a primeira alternativa. Nesse caso, o que se deve fazer? O sítio propõe uma figura alternativa (a primeira mostrada aqui) e explica as razões da mudança:

=> Utilizar somente um tipo de cachorro. O melhor seria usar uma representação de um cachorro, sem preocupação com a raça. Nesse caso, diferença na imagem pode ser representada como uma informação significativa.

=> Incluir uma pessoa na figura, preferencialmente uma representação. O sítio coloca uma representação feminina, mas acho que a solução ainda assim não é adequada. Parece que está informando que "somente mulheres podem ter até dois cachorros", levando a pensar que para o sexo masculino isso não seria válido.

=> Fazer um "x" na figura onde existem três cachorros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário