Translate

04 maio 2017

Brasil vai falir!

A cada dia que passa a economia do Brasil está mais frágil. Vou indicar nos itens abaixo  alguns dos motivos do Brasil ficar insolvente nos próximos anos:

1- Brasil vai envelhecer antes de ficar pobre;
2- Brasil tem e terá uma baixa taxa de investimento;
3-  Desigualdade social é grande;
4- Juros são altos, pois o governo não consegue controlar os gastos.
5- Despesas com previdência vão continuar crescendo, consumindo ainda mais o orçamento do governo; Brasil será o Japão pobre;
6- Produtividade sempre foi e continuará baixa. Com envelhecimento da população, isso tornará ainda mais dificil o crescimento do pais.
7- Saúde e educação são péssimas.
8- Infraestrutura precária;
9 - Ambiente de negócios é horrível;
10- Estados e municípios vão quebrar por causa de suas previdências (Prazo: 10 anos). Vide o exemplo do Rio.
11- Capacidade de crescimento do PIB gira em torno de 1,5% a.a.
12- O Teto dos gastos não vai funcionar. O governo não conseguirá conter o crescimento das despesas.
13- Brasil já aproveitou 90% do bonus demográfico.
14- A dívida pública continuará subindo. Em 2021, a dívida bruta passará de 90% do PIB, o que é muito elevado pra um país emergente como o Brasil.
15- País voltará a crescer, mas a arrecadação do governo não acompanhará o crescimento, pois boa parte do crescimento da arrecadação nos últimos anos veio da entrada das pessoas no mercado de trabalho formal.
16- Brasil vai demorar a sair dessa crise e o desemprego continuará elevado por alguns anos.
17 - Reforma da previdência é insuficiente. Mais mudanças serão necessárias.
18- Boa parte das estatais estão quebradas, assim como seus fundos de pensão. Em algum momento, o governo terá que privatizar ou injetar dinheiro.
19- Os impostos vao subir prejudicando ainda mais o crescimento econômico.
20- Haverá dificuldade em rolar a dívida pública nos próximos anos.

Em suma, as despesas com Previdência, Assistência, Saúde, Educação e Funcionalismo (principalmente inativos) continuarão crescendo e a arrecadação não será suficiente. Some-se a isso, o país não tem pouca credibilidade diante dos credores e o risco de um calote será cada vez maior diante desse cenário.

O que o governo fará?

Pode dar o calote na dívida, pode continuar imprimindo dinheiro e elevando a inflação ou pode realizar reformas pra tentar melhorar o ambiente de negócios, produtividade etc e tal (o que tornará os itens acima um pouco menos negativo).

Mesmo assim, o futuro do Brasil é cada vez mais sombrio. A farra acabou. O país vai se deparar com um grande problema fiscal nos próximos anos.

5 comentários:

  1. "1- Brasil vai envelhecer antes de ficar pobre;", não seria antes de ficar rico?

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente,não tem nada que impeça isso de acontecer.

    Sério não importa o Brasil só vai aprender quando tudo estiver ferrado.

    Então já que vivemos num pais onde a verdadeira democracia não funciona devemos sentar e esperar Brasil falir e assim o poder voltar para nós.

    Pois só assim poderemos crescer um dia.

    ResponderExcluir
  3. E estamos na beira de 2023 e esses itens se provando verdadeiros.

    1- O teto de gastos antes era furado excepcionalmente. Agora estamos precisando normalizar a gastança além do teto como se isso fosse normal. Bolsonaro gestou a cobra e Lula está alimentando enquanto o povo discute quem é menos pior.

    2- Vários estados precisando subir impostos, as alíquotas. IPVA, ICMS, transmissão causa mortis, sobre combustíveis, prefeituras subindo ISS... porque o caixa não está mais fechando. E no outro ano ou mandato sobem mais e mais e mais. Sobem vários bem pouco para a população ir se acostumando aos poucos. Previdências quebrando, governo federal imprimindo dinheiro.

    3- País ficando mais velho. Desemprego permanece alto, subempregos voltando, ninguém consegue contratar (eu pequeno empresário não consigo). Quando todo mundo estiver desempregado e ganhando Bolsa Família quem vai pagar por isso?

    A próxima geração precisa se preparar. Comece a economizar dinheiro desde já e converta suas economias em imóveis, ou melhor ainda, em dólares avulsos ou ouro. O ideal seria uma moeda virtual que fosse estável e chancelada por algum governo estrangeiro estável.

    Preparem-se: o futuro do Brasil já estava sombrio e agora vemos que vai continuar sombrio.....

    ResponderExcluir