Translate

04 maio 2017

Brasil vai falir!

A cada dia que passa a economia do Brasil está mais frágil. Vou indicar nos itens abaixo  alguns dos motivos do Brasil ficar insolvente nos próximos anos:

1- Brasil vai envelhecer antes de ficar pobre;
2- Brasil tem e terá uma baixa taxa de investimento;
3-  Desigualdade social é grande;
4- Juros são altos, pois o governo não consegue controlar os gastos.
5- Despesas com previdência vão continuar crescendo, consumindo ainda mais o orçamento do governo; Brasil será o Japão pobre;
6- Produtividade sempre foi e continuará baixa. Com envelhecimento da população, isso tornará ainda mais dificil o crescimento do pais.
7- Saúde e educação são péssimas.
8- Infraestrutura precária;
9 - Ambiente de negócios é horrível;
10- Estados e municípios vão quebrar por causa de suas previdências (Prazo: 10 anos). Vide o exemplo do Rio.
11- Capacidade de crescimento do PIB gira em torno de 1,5% a.a.
12- O Teto dos gastos não vai funcionar. O governo não conseguirá conter o crescimento das despesas.
13- Brasil já aproveitou 90% do bonus demográfico.
14- A dívida pública continuará subindo. Em 2021, a dívida bruta passará de 90% do PIB, o que é muito elevado pra um país emergente como o Brasil.
15- País voltará a crescer, mas a arrecadação do governo não acompanhará o crescimento, pois boa parte do crescimento da arrecadação nos últimos anos veio da entrada das pessoas no mercado de trabalho formal.
16- Brasil vai demorar a sair dessa crise e o desemprego continuará elevado por alguns anos.
17 - Reforma da previdência é insuficiente. Mais mudanças serão necessárias.
18- Boa parte das estatais estão quebradas, assim como seus fundos de pensão. Em algum momento, o governo terá que privatizar ou injetar dinheiro.
19- Os impostos vao subir prejudicando ainda mais o crescimento econômico.
20- Haverá dificuldade em rolar a dívida pública nos próximos anos.

Em suma, as despesas com Previdência, Assistência, Saúde, Educação e Funcionalismo (principalmente inativos) continuarão crescendo e a arrecadação não será suficiente. Some-se a isso, o país não tem pouca credibilidade diante dos credores e o risco de um calote será cada vez maior diante desse cenário.

O que o governo fará?

Pode dar o calote na dívida, pode continuar imprimindo dinheiro e elevando a inflação ou pode realizar reformas pra tentar melhorar o ambiente de negócios, produtividade etc e tal (o que tornará os itens acima um pouco menos negativo).

Mesmo assim, o futuro do Brasil é cada vez mais sombrio. A farra acabou. O país vai se deparar com um grande problema fiscal nos próximos anos.

2 comentários: