Translate

13 março 2008

A Pesquisa Contábil no Brasil


Podemos dizer que a pesquisa contábil no Brasil nasce com a criação do primeiro doutorado de contabilidade, na Universidade de São Paulo. Influenciados pelas pesquisas de Edwards e Bell e pelo ambiente inflacionário existente entre as décadas de 1960 a 1980, a pesquisa foi conduzida no estudo dos efeitos da variação nos preços dos produtos sobre a riqueza da empresa.

Nesta fase é preciso destacar os trabalhos sobre a correção monetária de balanços, a correção integral e os estudos mais avançados sobre a variação de preços específicos. Os nomes de Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins formaram a base dos diversos trabalhos elaborados na Universidade de São Paulo. Influenciado por esta escola, fiz minha dissertação de mestrado na UnB tratando da questão da subestimação do indexador e os efeitos sobre as sociedades de economia mista, sob a orientação do professor Alexandre Assaf Neto.

A redução da inflação em níveis adequados com o Plano Real e a abertura da economia brasileira, iniciada no governo Collor, permitiu o crescimento da segunda vertente de pesquisa: a contabilidade de custos. Nesta época começam a aparecer no país os trabalhos norte-americanos de Kaplan, sobre o custeamento por atividades, trazido por diversos pesquisadores, entre os quais destaco o professor Massayuki Nakagawa. Mas estes estudos foram colocados em segundo plano diante da força da escola Gecon, sob o comando do professor Catelli. Observamos aqui, pela primeira vez no Brasil, a existência de correntes opostas – custeamento por atividades versus Gecon – onde a escolha de um lado significava necessariamente a oposição do outro lado. Neste momento, aprendemos que existe na academia divergências que podem ser profundas e interferir, decisivamente, na discussão e debate mais científico.

No início do século surge de forma atrasada no nosso País a pesquisa em contabilidade positiva. Este ramo da pesquisa iniciou-se com trabalhos pioneiros de diversos pesquisadores no final da década de sessenta nos Estados Unidos. Entretanto, uma vez que a preocupação no nosso país era com a influência da inflação, num primeiro momento, e a contabilidade de custos, num segundo instante, a pesquisa positiva ficou relegado no segundo plano no nosso país.

Acredito que a participação do professor Corrar, na cadeira de métodos quantitativos no doutorado da USP, além dos estudos que o professor Iudícibus promovia em contabilometria, foi decisiva para que um grupo de doutorandos/doutores tivesse interesse pela contabilidade positiva. Além disto, a necessidade de um corpo docente com o título de doutor fez com que muitos programas de pós-graduação buscassem socorro em doutores de áreas correlatas, vários deles em economia e ciências com grande embasamento teórico, o que provocou um maior destaque nesta área. Pouco a pouco os textos com grandes discussões teóricas, citações de bibliografias, em especial livros, e exemplos hipotéticos foram substituídos por testes estatísticos, hipóteses e ferramentas quantitativas. Esta é a fase que estamos hoje no Brasil.
É possível observar o papel relevante que o doutorado da Universidade de São Paulo teve na pesquisa contábil brasileira. Além disto, a USP foi uma grande escola, que ajudou a formar diversos doutores

2 comentários:

  1. Creio que há um débito pela não citação do Prof. Dr. Lopes de Sá. Um verdadeiro cientista da contáabilidade, respeitadíssimo no seio contábil, empresarial e judicial. Autor de vasta produção bibliográfica, cuja pesquisa antecede o boom da citada USP e avança as fronteiras internacionais até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  2. Sem qualquer demérito ao Prof. Lopes de Sá, a Contabilidade se impôs na comunidade científica nacional (e com projeção internacional) devido aos pesquisadores da USP.

    ResponderExcluir