Translate

03 agosto 2012

IFRS

(...) Coincidência ou não, em abril de 2001, o IASC (International Accounting Standards Committee) foi substituído pelo IASB (International Accounting Standards Board) e os princípios até agora escritos como IAS (International Accounting Standards) foram substituídos pelo IFRS (International Financial Reporting Standards). E este foi um movimento estratégico para a padronização internacional dos princípios contábeis.


Este movimento foi principalmente uma estratégia de marketing (mais do que qualquer mudança profunda)


(...) o IFRS foi tremendamente mais fácil de ser aplicado quando comparado com o USGAAP (...) Por exemplo, para algumas regras em USGAAP que temos cerca de 4 ou mais pronunciamentos / interpretações, você pode obter apenas um pronunciamento para IFRS. É simples e as empresas não têm de mudar seus livros de contabilidade - só o pacote de Demonstrações Financeiras.


Os escândalos corporativos nos EUA, aliada à complexidade das regras USGAAP, fez a maioria dos países para escolher o caminho mais simples e mais barato para adotar um padrão internacional - IFRS.


Foi a mesma base do mundo da tecnologia utilizada para escolher o VHS, a escolher para o PC, etc O mais barato - o melhor;


Sucesso! Hoje, mais de 120 países adotar e aceitar o IFRS como as suas normas para as demonstrações financeiras - e alguns deles já adotaram como os seus princípios contábeis (o Brasil, por exemplo).


O IASB estava preocupado em apresentar os benefícios e estudar os mercados para permitir que mais e mais países adotem o IFRS. (...)

Lucio Barbosa, GE Energy

Nenhum comentário:

Postar um comentário