Translate

16 março 2011

Custo da água na Líbia

Postado por Pedro Correia
Líbia é um dos países mais secos do mundo, com apenas a região costeira (menos de 5% do país), recebendo mais de 100 milímetros de chuva por ano. Em 1953,pesquisas de petróleo no deserto do sul da Líbia levaram à descoberta não apenas das reservas de petróleo significativas, mas também grandes quantidades de água doce em aquíferos sob o deserto da Líbia. O Sistema Aqüífero da Núbia, o maior do mundo, está localizada na parte oriental do deserto do Saara e atravessa as fronteiras da Líbia, Chade, Sudão e Egito. Abrange uma enorme área e contém uma estimativa 150.000 km cúbicos de água subterrânea.

Devido a problemas de contaminação na água dessalinizada na costa da Líbia, em 1983 um grande projeto de engenharia, conhecido como o Great Man-Made River Project, foi criado para o abastecimento de água por meio de aqüíferos do deserto para a região costeira da Líbia e para a expansão da agricultura através da irrigação. Veja a imagem abaixo:




O projeto, de cinco fases dos quais três já foram concluídas, destina-se a fornecer 6,5 milhões de metros cúbicos de água por dia através de 4.000 km de tubulações provenientes de 1.100 poços através de cinco reservatórios, com um custo estimado de 25 bilhões de dólares. O custo desta água não-renovável ​​é de cerca de um décimo do custo da água dessalinizada.

Esse projeto é uma das maiores obras de engenharia do planeta e é conhecido como
Grande Rio Artificial da Líbia.

Fonte: The Economist

Nenhum comentário:

Postar um comentário