Translate

05 agosto 2013

História da Contabilidade Revista Brasileira de Contabilidade

Em 1911 foi constituída a Sociedade Anonyma Revista Brasileira de Contabilidade, que editaria a Revista Brasileira de Contabilidade, intitulada “periodico de Contabilidade, Finanças, Industria e Commercio” (1). O primeiro número foi anunciado para o dia 1º. De janeiro de 1912.

O que impressiona, ainda hoje, é o fato de a sua periodicidade ser mensal. Quando foi lançada havia planos de assinaturas anuais, além da venda de números anteriores (2). Os assuntos tratados eram diversos. Eis uma amostra:

Ano 4, número 3 - seguros, correspondência comercial, contabilidade pública, entre outros (3).
Ano 4, número 5 – origem das partidas dobradas, contabilidade pública, preço de custo, títulos em liquidação, princípios de correspondência comercial, formação de um capital por meio de anuidades constantes (4).
Ano 6 número 6 – escrituração por partidas dobradas na Delegacia Fiscal de São Paulo, sociedades, o preço de custo na contabilidade, contabilidade industrial, a letra de câmbio na contabilidade (5)
Ano 6 número 9 – contabilidade industrial, redesconto, honorários dos peritos em contabilidade, debentures nas falências, decreto 1329, de 9 de janeiro de 1905 (6)

Deve-se destacar que no ano passado, quando do centenário do lançamento da Revista, a RBC publicou um número especial sobre a mesma, inclusive reproduzindo o primeiro número da mesma.

(1) O Estado de S. Paulo, 31 de dezembro de 1911. P. 11. É importante destacar que pesquisei em outros jornais da época e este era aquele que mais divulgou sobre a Revista. Uma explicação para isto é que a sede da Revista estava em São Paulo.
(2) Vide anúncio no O Estado de S. Paulo, 14 de março de 1915, p. 11.
(3) idem
(4) O Estado de S. Paulo, 9 de maio de 1915, p. 9. Neste mesmo jornal, na mesma data, existia um extrato de um texto publicado na Revista Brasileira de Contabilidade referente a obra Estudos de Contabilidade, de Carlos de Carvalho
(5) O Estado de S. Paulo, 29 de junho de 1917.
(6) O Estado de S. Paulo, 18 de setembro de 1917, p. 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário