Translate

09 fevereiro 2013

Fato da Semana

Fato: A Justiça Brasileira e os escândalos financeiros. Nesta semana parece que a justiça brasileira começou a agir contra alguns crimes do colarinho branco. O Ministério Público Federal denunciou pessoas responsáveis pelos problemas ocorridos no Banco Cruzeiro do Sul. O STJ condenou o Banco Rural e a Vasp por simulação num empréstimo. Mesmo na área administrativa aumenta o rigor com estes tipos de crimes. A CVM multou o ex-proprietário da Mesbla; além do caso do Pactual, BTG e UBS e os impostos. O melhor foi uma decisão do TRF sobre insider trading da Sadia.

Qual a relevância disto? A justiça brasileira ainda é lenta e ineficiente. Mas sem dúvida nenhuma algo melhorou nos últimos anos. Os escândalos contábeis e financeiros estão encontrando uma nova geração de pessoas que estão menos propensas a aceitar o “jeitinho brasileiro”.

Para profissão, os desdobramentos criminais destes casos pode representar um risco maior para aqueles que desrespeitam o código de ética e as leis.

Positivo ou Negativo? – Positivo para aqueles que acreditam que a honestidade vale a pensa.

Desdobramentos – Mais leis e regras serão criadas para punir aqueles que praticam o crime do colarinho branco. O contador será atingido por estas regras.

Outros candidatos a fato da semana: A divulgação do balanço da Petrobras seria um forte candidato; mas a empresa já foi fato da semana passada e a rigor as demonstrações contábeis não apresentaram notícia nova. Os escândalos contábeis na China  e a divulgação que a Wal-Mart sabia, desde 2005, que a filial do México estava pagando suborno são fatos internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário