Translate

14 janeiro 2011

Por que os contadores são magros, fracos e usam óculos, nos filmes de Hollywood?

Em primeiro lugar, os filmes de Hollywood objetivam atingir um público muito amplo e que muitas vezes não possuem um discernimento muito elevado. Por isto, Hollywood costuma usar algumas simplificações na caracterização dos personagens para facilitar a compreensão do público. Uma destas simplificações é caracterizar o contador desta forma. Como isto o público já acostumou em ver num personagem tímido, magro, fraco e de óculos um contador.

Em segundo lugar, em geral os contadores não são personagens centrais nos filmes. Colocar um contador bonito e com grande físico certamente chamaria a atenção para o ator, eclipsando o astro principal. Assim, Van Diesel e Denzel Washington irão preferir trabalhar com um coadjuvante que não se destaque.

Terceiro lugar, a imagem que as pessoas possuem do contador já está formada, em parte pelos filmes antigos. Colocar um contador "diferente" desta imagem pode criar uma impressão de "falsidade" para o filme.

6 comentários:

  1. Uma ótima exceção: no filme de James Bond, Casino Royale, o par de 007, Vesper Lynd (Eva Green), é uma contadora.
    “The accountant introduces herself to the 00 by simply quipping, "I'm the money." Her initial reaction to Bond's cavalier attitude is frosty, and Vesper quickly puts him in his place.”

    ResponderExcluir
  2. Moça, você é muito novinha, portanto não deve conhecer o filme "Os Intocáveis", no qual um contador é que descobre o meio de se prender Al Capone. Um ótimo filme que retrata o período da Lei Seca nos EUA, mas não tão violento quanto os demais que retratam este período.
    -> https://www.google.com.br/search?q=os+intocaveis&sourceid=chrome&es_sm=217&ie=UTF-8#q=filme+os+intocaveis+1987&stick=H4sIAAAAAAAAAGOovnz8BQMD0wcOlkeMr1i5BV7-uCcs9YB10pqT1xhvsnJxBWfkl7vmlWSWVAqdYuVigzL5uXilOPVz9Q2SjMrMLTUYpFawchnwil_zsBcSNjE1M7I0M7SwMDK2sLA0NrEwNENSC2Em5-VVlggpcknpJ-fn5KQml2Tm5-mXZBRlAjlF8WmZObnFolKHPtoJKXFJIysBycTn5WfC1GyvvW8npMwlg6wmI7O4JL8oMzkxB6rojd91OyFVLjlkRUmZ-elFiQUZSMr2lF6zE1LjkkdWllieWJSiW56Zl5eZlx5fnl-UXSxq_mednZAElyC6u4pFzSIm2AnJc0mgmACmoFbcK2u0E9LgUsS0Ii8_NzMvsSQ1BWpJ73trOyEFLkkUlSmJBQgVPsEmGMGTmFKWmldSWpQKte-4tziGg4oS87KBhmSWpAIV9HfV2wg5c9kgK8jOyy_PSU1JT40vSMxLzSmGuDAeFAipRcXxiXkQNiJAGIBAyI3LnghDwN5MTYWYgu5nkDlWvPnFCpl5JfnJiWWpmcVB3Prp-oZGRoamhrnGQTwgTkayQYZxcoYZRKqgzCA-udAAIlVolp5RkJ5dCNVlmGteZWgahEhwuaAEqsTCwSDAxMOSPrdWY-HZO5Xb7UtuTvVJvBMsyw0A_-AiyA0DAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Na verdade já assisti ao filme com o meu pai, mas há muito tempo. Eu nem sonhava em ser contadora ainda. Este ano li alguns livros com biografias do Al Capone e do Eliot Ness. Em breve farei uma postagem. Obrigada pelo comentário e pala observação. =)

      Excluir
    2. Não entendi o seu não.
      Eu sou do tempo em que às vezes a gente dizia "não por isto" ao em vez de "de nada, foi um prazer".
      Existe ainda um outro personagem ligado a contabilidade,
      o agente do FBI na série CRIMES DO COLARINHO BRANCO, ele é um ex-contador, inclusive em um episódio ele se disfarça de contador para trabalhar na empresa de um suspeito.

      Excluir