Translate

22 julho 2013

História da Contabilidade: análise de uma empresa no início do século XX

O telefone foi patenteado em 1876 por Alexander Graham Bell. Acostumados com a velocidade da adoção de novas tecnologias, somos levados a imaginar que imediatamente foi adotada no Brasil. Entretanto a realidade é que era necessário fazer elevados investimentos em linha de transmissão e equipamentos, o que dificultou a implantação no país. Outro aspecto era a baixa renda da população, tornando o produto inacessível para a grande maioria dos brasileiros.

Os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro (1) e em 1883 a cidade contava com cinco centrais. No final do século XIX podemos perceber que a telefonia ainda era algo novo no país graças a análise das demonstrações contábeis da Companhia Telephonica do Estado de S Paulo (2). O gráfico a seguir mostra a evolução da receita da empresa no período de 1895 a 1899 (3):

Percebe-se que a evolução é relativamente lenta no início, mas dobrou em cinco anos. Esta evolução lenta também é justificada pela crise econômica que afetou os negócios de café. Mesmo assim, a empresa anunciava orgulhosa a grande quantidade de ligações:

Em 1899 foram pedidos 865.248 ligações, dando uma media mensal de 72.104, e uma diária de 2.403.

É bom lembrar como funcionava a tecnologia no período:

Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas". Assim um assinante era conectado ao outro (4).

A empresa possuía 825 assinantes no final de 1899 e esperava atingir mil assinantes logo. Seus serviços eram prestados no centro de São Paulo e de Santos e entre as duas cidades, existindo previsão de expansão para São Vicente.

Ao analisar as demonstrações percebemos que os maiores ativos da empresa eram as linhas telefônicas. Com efeito, representavam 64% do total do ativo, mais do que o prédio da empresa. Apesar do grande volume de imobilizado, a empresa era bastante capitalizada: 36% do ativo eram financiados por capital de terceiros, conforme o balanço apresentado.

É interessante notar a ordem de apresentação inversa do balanço do ativo, que se começa com a linha telefônica, item de menor liquidez, e termina com o caixa. No passivo e patrimônio líquido a primeira linha é do capital, mas termina com lucros e perdas. Dois outros detalhes (1) a denominação do “passivo” , típica da época; (2) o “passivo” é colocado logo abaixo do ativo, e não do lado, como estamos acostumados.

No período as empresas não apresentavam a demonstração do resultado, mas um resumo do razonete que encerravam as contas transitórias. Isto era conhecido como Demonstração de Lucros e Perdas, termo em desuso nos dias atuais. E nesta demonstração já é possível notar a destinação do resultado, sendo que23% da receita era para dividendos.

As despesas da empresa totalizaram 62% das receitas (ou 80 por 129), o que indicaria uma boa margem de lucro de 38%. Entretanto, parte deste lucro será usada para reinvestir na expansão das linhas telefônicas, conforme mostra o item “lucros e perdas”. É também importante notar que esta conta é acumulativa, existindo um “saldo do balanço anterior” que não foi considerada na nossa análise.

Com base nas informações da empresa, tudo leva a crer que o negócio era rentável, autofinanciado, apesar do baixo giro do ativo (a relação entre receita e ativo era de 7% somente) e elevado volume de investimento.

1 – Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone
2 – As informações foram publicadas no Correio Paulistano de 24 de abril de 1900, p. 2.
3 – Em moeda da época, sem levar em consideração o efeito da inflação do período.
4 – Verbete da Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário