Translate

05 abril 2011

Fraude

Investigadores alemães dizem ter descoberto um imenso escândalo envolvendo a reintrodução de moedas do euro que tinham sido tiradas de circulação e vendidas como sucata para a China. A fraude, que pode custar ao Banco Central alemão a soma de € 6 milhões, envolvia funcionários de empresas aéreas - entre eles, equipes de bordo da Lufthansa.
Na quarta-feira, as autoridades realizaram uma busca nos endereços dos funcionários da empresa aérea alemã. Seis pessoas foram detidas.
Todos os anos, toneladas de moedas danificadas do euro são tiradas de circulação e revendidas como sucata. Mas, com frequência, as moedas do euro são simplesmente separadas em duas partes principais - o núcleo e o anel externo - antes de serem entregues aos negociantes de sucata na China.
No país asiático, um grupo remontava as moedas. Os criminosos pagavam quatro funcionários de empresas aéreas para que transportassem o dinheiro de volta à Alemanha. Eles então levavam as moedas ao Bundesbank e as trocavam por dinheiro.
Segundo os promotores públicos de Frankfurt, o Bundesbank alemão é o único estabelecimento em toda a Europa que aceita trocar gratuitamente moedas danificadas. O banco aceita material desse tipo em sacos contendo até € 1 mil em moedas. Uma checagem mais rigorosa ocorre apenas periodicamente.
Os promotores dizem que nenhum funcionário do Bundesbank é considerado suspeito. As autoridades estimam que entre 2007 e 2010 o grupo tenha conseguido trocar 29 toneladas de moedas.
Com os chineses, foram apreendidos laptops, documentos e uma prensa que remontava as moedas. Segundo o tabloide alemão Bild, o esquema foi descoberto depois que um funcionário da alfândega reparou num membro da equipe de bordo que tinha dificuldades para arrastar as malas pesadas. Quando elas foram abertas, a alfândega encontrou milhares de moedas.
Fraude contra BC Alemão - DER SPIEGEL - Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário