Translate

24 abril 2006

A Tirania do Alfabeto

É costume listar o nome de pessoas pela ordem alfabética. Isto tem revelado uma série de problemas já que termina por privilegiar, na maioria das vezes, as pessoas cujo nome estão no início do alfabeto. Diversos trabalhos já mostraram esse aspecto.

Um artigo recentemente publicado no Journal of Economic Perspectives (Vol. 20, n.1, 2006), Liran Einav e Leeat Yariv analisam os efeitos das iniciais do sobrenome na produtividade dos economistas. Em economia é norma que a listagem dos autores de um trabalho seja colocada em ordem alfabética de sobrenomes.

Einave e Yariv encontraram que os nome com as primeiras letras do alfabeto possuem mais possibilidade de estarem entre os mais renomados economistas das melhores faculdades de economia. Mais ainda, maiores são as chances de ganhar a Medalha Clark ou o Nobel de Economia, duas premiações importantes na área.

Os autores compararam os resultados obtidos na economia com a área de psicologia, onde não existe a norma da ordem alfabética. Na psicologia não existe diferença de produtividade pelo fato do nome do autor estar em ordem alfabética.

Existem diferentes justificativas para isso: quando se tem um artigo com mais de um autor, geralmente aparece o primeiro; nas referências os trabalhos são agrupados em ordem alfabética; trabalhos de citação, como o SSCI, trazem a lista com o primeiro autor somente; entre outras.

Uma comprovação prática dessa discriminação pode ser encontrada na lista telefônica. Existem diversas empresas com o nome começado com a letra "A". A razão disso é simples: aparece logo no início da lista telefônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário