Translate

10 abril 2016

Entrevista: Balcão Fiscal (apoio ao preenchimento do IR)

O contribuinte que tiver dúvidas sobre a declaração do imposto de renda, cujo prazo vai até 29 de abril, pode contar com ajuda gratuita de alunos e professores universitários já versados em tributos.

O Projeto Balcão Fiscal, conforme informações oficiais, visa promover estudos e pesquisas na área de gestão fiscal, fomentando a integração entre sociedade e universidade no que tange a educação fiscal, a responsabilidade social do profissional de contabilidade e o exercício da cidadania.

A equipe é formada por professores e alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília e está pronta para te ajudar na Declaração de Imposto de Renda, por e-mail ou por atendimento presencial, as segundas-feiras e terças-feiras das 10h às 12h; 14h às 16h e 18h às 20h.

Blog_CF: Como surgiu o projeto Balcão Fiscal?
O projeto surgiu após alguns debates e veio com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do ensino do curso de Ciências Contábeis da UnB e o desenvolvimento de competências e habilidades de seus alunos. Alinhada a isso, está a necessidade de promover a Educação fiscal para sociedade. Os alunos colocam as suas habilidades em prática, ganham experiência e apoiam a sociedade com os seus serviços.

Blog_CF: Quantos alunos e professores estão participando e o que os alunos ganham com isso?
Cerca de vinte pessoas, sendo inicialmente 14 alunos. O projeto é coordenado pela Professora Drª Clesia Camilo Pereira, e conta com o apoio de professores do Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias. Entre eles, Profª Mscª Fernanda Jaqueline Lopes; Prof. Msc. Rubens Peres Forster; Prof. Msc Rildo e Silva José ; Prof. Dr. Marilson Martins Dantas e Prof. Msc. Antônio Carlos dos Santos.

A equipe conta também com catorze alunos da graduação. A participação no Balcão Fiscal proporciona ao aluno conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento profissional e a aproximação de algumas atividades/atribuições do exercício da profissão.

Blog_CF: Que treinamento os alunos receberam e como os professores supervisionarão?
Foram realizados estudos prévios e reuniões detalhadas, nas quais os alunos receberam orientações adicionais, além do já aprendido em sala de aula, acerca da legislação referente ao imposto de renda e a declaração anual. No balcão de dúvidas há sempre a presença de um professor para supervisionar e orientar o atendimento, para que esse siga o regulamento do Imposto de Renda.

Blog_CF: Como vocês lidam com a privacidade dos dados tendo em vista que um dos objetivos de vocês é a pesquisa acadêmica?
O projeto visa como produto final à elaboração de uma cartilha, contendo as principais dúvidas e orientações para o contribuinte. O projeto valoriza a ética, de modo que, serão resguardados os dados pessoais daqueles que enviarem dúvidas.

Blog_CF: Como serão desenvolvidos os trabalhos acadêmicos e que tipo de pesquisa podemos esperar?
Os alunos pesquisarão as seguintes temáticas: A importância da promoção da Educação Fiscal nas Universidades; Percepção do contribuinte diante da arrecadação de seus recursos, para manutenção dos bens e serviços promovidos pelo Estado; Gestão fiscal e planejamento tributário.

Blog_CF: Qual é a dúvida mais comum?
Mesmo sendo recente, o projeto atendeu diversos temas como: dificuldade em declarar a situação de empregador doméstico, rendimentos com investimentos e indenizações.

Blog_CF: Por que as pessoas deveriam utilizar o Balcão Fiscal?
Por que oferecemos um excelente serviço e de forma acessível. O projeto oferece o atendimento gratuito à comunidade, que visa o auxílio na elaboração da Declaração do Imposto de Renda 2016. Todas as orientações são supervisionadas por profissionais, e apresentam embasamento legal. A equipe tem a preocupação em responder as dúvidas de forma objetiva e com linguagem de fácil compreensão. Além disso, o projeto continuará após o período de entrega da declaração, promovendo palestras e debates na mesma temática.


Então é isso pessoal! Você pode entrar em contato com o pessoal do balcão fiscal por meio do e-mail balcaofiscal@gmail.com ou presencialmente, no campus da Universidade de Brasília na Asa Norte (mas leve os seus documentos!). Além de ajudarem diretamente quem está preenchendo as declarações, a equipe elaborará um folheto explicativo para que a sociedade fique mais informada sobre o preenchimento e a importância da Delcração do Imposto de Renda. Também podemos esperar algumas pesquisas interessantes com base na experiência adquirida neste projeto. Parabéns à querida professora Clésia e a todos os envolvidos.

Participem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário